Por que Bolsonaro não está na foto dos líderes do G20 na Fontana di Trevi

Atualizado em 31 de outubro de 2021 às 13:02
Veja a foto do G20
Por que Bolsonaro não está na foto dos líderes do G20 na Fontana di Trevi. Foto: Reprodução/Twitter

Bolsonaro passou por toda sorte de constrangimentos na cúpula do G20, em Roma.

LEIA MAIS:

1 – Zuckerberg diz que associar novo nome da empresa aos escândalos do Facebook é ‘ridículo’

2 – Globo usa método conta gotas para promover demissão em massa no jornalismo

3 – Ameaça de greve de caminhoneiros assusta população; saiba os motivos

O que aconteceu com Bolsonaro no G20?

Na antessala do evento, enquanto líderes trocavam ideias, foi ignorado e teve de recorrer aos garçons, sem ser notado. Não participou de uma única reunião bilateral com mandatários de outros países. Tampouco estreitou relacionamentos sociais.

Isolado e sem prestígio, restou ao mandatário brasileiro fazer tour pela capital da Itália.

O descrédito e a apatia eram de tal forma evidente que neste domingo sequer compareceu ao centro de Convenções que serve de sede da cúpula.

Na manhã deste domingo, Bolsonaro não participou de uma visita organizada pelo premiê italiano, Mario Draghi, à Fontana di Trevi, aonde tinha ido a pé na sexta (29). Draghi reuniu na cinematográfica fonte do século 18 líderes como a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, o presidente francês, Emmanuel Macron, e os premiês indiano, Narendra Modi, espanhol, Pedro Sánchez, e britânico, Boris Johnson.

Os líderes posaram para foto em frente ao monumento e cumpriram o rito da moedinha: segundo a lenda, para voltar a Roma deve-se jogar uma moeda de costas para a fonte e depois voltar-se rapidamente para vê-la enquanto submerge. Na sexta, quando visitou o local, Bolsonaro não fez o tradicional gesto.

Alguns líderes não resistiram à tentação de molhar a mão nas águas da fonte antes de se dirigir ao centro de convenções onde tentariam neste domingo aparar diferenças sobre como combater a crise climática.

Na noite de sábado, os carros da comitiva presidencial voltaram à embaixada brasileira por volta das 23h30, enquanto líderes ainda aproveitavam os digestivos —servidos após um creme de tangerina— e a conversa no jantar oferecido pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, no palácio Quirinale.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.