“Bolsonaro é indesejado e visto como um pária no encontro do G20”, diz Rogério Carvalho ao DCM

Atualizado em 1 de novembro de 2021 às 14:19
Rogério Carvalho no DCM
Rogério Carvalho em entrevista ao DCM.
Foto: Reprodução

Publicado no blog do senador

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) classificou a participação de Jair Bolsonaro na cúpula do G20, na Itália, como vexatória. Durante entrevista ao DCM, nesta segunda-feira (1), o parlamentar sergipano disse que os desmontes promovidos pelo governo nas políticas de defesa ao meio ambiente e as posições políticas de Bolsonaro contra os direitos humanos transformaram o Brasil em um pária internacional.

“No encontro do G20, é óbvio que ele (Bolsonaro) é visto como um pária. Ele é visto como alguém indesejado. Não é só por conta da pandemia, é por conta da pandemia, é por conta das posições políticas homofóbicas, sexistas, misóginas, é por conta da destruição do nosso maior ativo econômico, que é o nosso ativo ambiental, que ele transformou o Brasil que era um grande protagonista da defesa do meio ambiente, na preservação da nossa biodiversidade, ele transformou o Brasil em um país que está hoje na lanterna da defesa do controle do efeito estufa”, afirmou.

Sobre a condução da pandemia no Brasil, o senador petista declarou que Bolsonaro tem a cara e a expressão do cinismo, de uma pessoa que não tem menor empatia e que não está nem aí com mais de 606 mil vidas perdidas na pandemia. Para Rogério Carvalho, Bolsonaro foi um ator decisivo para que mais brasileiros tivessem a doença e mais pessoas morressem

“Nós estamos falando de um ser humano que não dá para caracterizar. Nós estamos falando de um presidente fuleiro e distiorado ou distiorado e fuleiro, porque não tem palavras para descrever a postura do presidente da República diante do que a gente viveu”, disparou.

Além disso, o senador Rogério afirmou que Bolsonaro tenta minimizar os tratados internacionais de defesa da vida e os tribunais internacionais para tentar se blindar das acusações de crimes contra a humanidade

“Não têm palavras para defender a postura do Presidente da República diante do que a gente viveu. Bolsonaro não foi passivo, foi ativo na estratégia dele de boicotar as medidas sanitárias, por isso ele cometeu crime contra a humanidade e precisa pagar”, falou.

Por fim, o senador enalteceu que o Brasil é muito maior que Bolsonaro e que um futuro governo irá recuperar o protagonismo, a imagem e a credibilidade internacional do país.

“Esse homem (Bolsonaro) fez de tudo para romper laços estratégicos de multilateralismo criados por governo anteriores, pela nossa diplomacia altamente profissional. Ele fez tudo para destruir aquilo que o Brasil levou 500 anos para consolidar. Espero que o próximo presidente possa rapidamente reposicionar o Brasil e recolocar o Brasil na cena política, na cena econômica”, concluiu.

Confira a seguir a íntegra da entrevista do senador Rogério Carvalho ao DCM: