Bolsonaro ignora nova política do YouTube e mantém live com mentiras sobre eleição

Atualizado em 23 de abril de 2022 às 9:40
Bolsonaro ignora nova política do YouTube
Bolsonaro mantém live com fake news no YouTube
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ignorou a nova política de conteúdo do Youtube e manteve no ar uma live de julho de 2021 com mentiras sobre as eleições de 2018. A transmissão também passou ao vivo na TV Brasil, que mantém a gravação no seu canal na plataforma.

Há exatamente um mês o YouTube comunicou que passaria a retirar vídeos com informações incorretas sobre as eleições de 2018 e deu 30 dias de prazo para que os produtores de conteúdo se adequassem. O prazo teve fim na última quinta-feira (21).

Críticas infundadas sobre as urnas eletrônicas nas últimas eleições também estão entre os temas que não são tolerados pela plataforma. Conteúdos jornalísticos que falem sobre notícias falsas nas eleições de 2018 ou sobre as urnas eletrônicas são exceção e não estão inclusos à regra.

No último dia 13, um vídeo do canal de Bolsonaro foi retirado do ar pelo YouTube, segundo a consultoria de monitoramento da plataforma, Novelo Data. O motivo foi a divulgação de desinformações sobre fraude nas eleições. A gravação foi ao ar em 12 de agosto de 2021 e é um trecho de uma entrevista do mandatário à rádio Jovem Pan Maringá. No vídeo, o presidente contesta a lisura das eleições em 2018.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link