“TSE pode tornar Bolsonaro inelegível”, diz o jurista Lenio Streck

Atualizado em 2 de agosto de 2021 às 22:27
Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Twitter

Bolsonaro pode ser afastado e ficar inelegível. Este é o caminho que pode ocorrer depois que o TSE enviou notícia-crime contra o presidente ao STF.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral abriu procedimento administrativo após constantes ataques às urnas eletrônicas.

Segundo o jurista Lenio Streck, que falou com exclusividade ao DCM, o caso é grave.

“Vai ser instaurado um procedimento contra ele”, diz. “O ponto de vista prático é uma investigação  e serão reunidos indícios de autoria e materialidade de autoria de um determinado e específico delito”.

Lenio disse ainda que Bolsonaro “está sendo acusado de atentar contra as instituições, de atentar contra o processo eleitoral, isso pode em tese configurar crime de responsabilidade”.

E é aí que ele revela que “poderia ter um problema gravíssimo em relação a isso. Poderia gerar até o afastamento dele, se o TSE entender que é o caso, pode encomendar ao Supremo ou ao Procurador Geral da República para que tome essa providência”.

Leia também

Globo diz que William Bonner não vai sair do JN em 2022

Adrilles critica Simone Biles por desistência, e internautas relembram crise de choro dele no BBB

O que acontece com Bolsonaro?

Lenio Streck detalha com clareza: “Os efeitos mais aguardados, esperados e previsíveis são perda de elegibilidade, ele pode se tornar inelegível. Isso, do ponto de vista prático, poderia significar uma inaptidão para ele sair candidato nas próximas eleições”.

A decisão por unanimidade do TSE caiu como uma bomba na noite desta segunda-feira (02) em Brasília. E pode significar o começo do fim da era Bolsonaro.