Bolsonaro já apareceu em algumas capas da Time. Todas eram fake

Atualizado em 4 de maio de 2022 às 12:17
Montagem de Bolsonaro capa da Time feita por bolsonaristas em 2021. Data da publicação, no canto superior direito, é 26 de dezembro de 2004

Com o ex-presidente Lula (PT) na capa da revista Time, divulgada nesta quarta-feira (4), internautas tiraram sarro das montagens feitas por bolsonaristas desde 2018 mostrando o presidente Jair Bolsonaro (PL) na capa da publicação norte-americana, uma das mais populares do mundo.

Em novembro de 2018, pouco depois de ele vencer a eleição, circulou nas redes sociais uma imagem fake mostrando Bolsonaro como “Personalidade do Ano” segundo a revista. A montagem tosca logo foi desmentida por agências de verificação.

Montagem tosca da capa fake da revista Time com Bolsonaro

Em 2021, Bolsonaro venceu a enquete popular que escolhia a Personalidade do Ano na publicação, porém a decisão final era dos editores da revista, que não deram o prêmio ao presidente.

Ele havia ficado empolgado com a possibilidade. “Será que vai para mim aquele prêmio ou não?”, questionou aos seus eleitores na época. Tudo que ele ganhou, porém, foi mais uma capa fake, elaborada com um pouco mais de rebuscamento pelos bolsonaristas.

Na matéria da revista sobre a premiação, Bolsonaro foi classificado como “um líder polêmico”, que enfrenta uma desaprovação crescente sobre o modo como lida com a economia e que enfrentou críticas generalizadas por minimizar a gravidade da Covid-19 e exibir ceticismo em relação à vacina.

Capa fake da revista Time feita por bolsonaristas

Já em fevereiro deste ano, mais uma capa fake, desta vez compartilhada pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. Ele compartilhou outra montagem tosca que mostrava a foto de Bolsonaro com o título “Prêmio Nobel da Paz de 2022”. “Parabéns, presidente!”, disse ele na postagem.

Após o governo russo anunciar a retirada de parte das tropas em torno da Ucrânia, bolsonaristas passaram a atribuir o movimento à visita do presidente. As montagens disseminadas por Salles circularam amplamente nas redes e em grupos de apoiadores do presidente.

Como diz o Capitão Nascimento em ‘Tropa de Elite’, “nunca serão! Jamais serão!”.

Bolsonaro não ganhou o Nobel da Paz, tampouco foi capa da Time