Bolsonaro lidera em apenas 8 dos 17 estados nos quais ganhou em 2018

Atualizado em 17 de julho de 2022 às 14:10
Jair Bolsonaro olhando para o lado com expressão séria
Pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro perdeu espaço em alguns estados – Reprodução/Instagram

De acordo com as mais recentes pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro (PL) lidera em apenas oito dos 17 estados nos quais venceu nas eleições de 2018, quando se elegeu presidente. Candidato à reeleição, o atual chefe do governo perdeu força em estados-chave, como Minas Gerais.

Quando foi eleito, Bolsonaro, então do PSL, foi campeão em 17 estados, enquanto Fernando Haddad (PT), em nove, e Ciro Gomes (PDT), em um, o Ceará. A menos de três meses para as eleições, o chefe do Executivo federal mantém sua base forte nas regiões Sul e Centro-Oeste, com foco em estados ligados ao agronegócio.

Mas, de acordo com levantamento feito pelo Metrópoles, que utilizou como base pesquisas feitas por institutos como Datafolha, Quaest, Idea e Paraná Pesquisas, locais que estavam com Bolsonaro anteriormente hoje se posicionam como pró-PT. Amazonas e Minas Gerais, que é considerado um estado-chave porque desde 1989 o presidente eleito saiu vitorioso lá, são exemplos disso.

No Rio Grande do Sul, o candidato do PL aparece na frente de Lula, mas os dois estão próximos em termos numéricos e apenas 4,8 pontos percentuais os separam, pouco acima da margem de erro. São Paulo foi um dos lugares em que o petista conquistou terreno e tem 43% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro, o que aponta um cenário bem diferente do de quatro anos atrás. Em 2018, no maior colégio eleitoral do país, o atual chefe do governo teve 53% dos votos já no primeiro turno, bem mais do que Haddad, que ficou com apenas 16,42%.

Em outros locais onde Bolsonaro saiu vitorioso na eleição passada, como Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, agora a situação é de empate técnico. No Ceará, o petista também lidera, deixando o chefe do Executivo em segundo lugar e Ciro Gomes em terceiro.

Bolsonaro lidera a corrida eleitoral em Roraima, Acre, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Já Lula, aparece na frente em 13 estados: Amazonas, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Alagoas e Maranhão.

Amapá, Pará e Rondônia não tiveram pesquisas locais para presidente da República registradas na Justiça Eleitoral em 2022. Também não foram encontrados registros de levantamentos para o Executivo federal no Tocantins.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link