Bolsonaro joga a culpa em Lula por aumento nos combustíveis: “foi atender seu amigo Chávez”

Atualizado em 7 de outubro de 2021 às 18:03
Bolsonaro diz que não vai fugir dos debates de novo
Jair Bolsonaro e Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP

Jair Bolsonaro (sem partido) está desesperado e não tira da cabeça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A culpa de Lula, para Bolsonaro, está até no aumento dos combustíveis.

LEIA MAIS:

1 – Perfuração feita pela Vale é apontada como gatilho do rompimento em Brumadinho, MG

2 – “VERGONHA!”: filho de Bruno Covas lamenta filiação de Joice ao PSDB

3 – Live das 5 – Marta Suplicy fala sobre Lula, Bolsonaro, São Paulo e até de Ciro

A culpa é de Lula, Bolsonaro?

Disse o presidente, em discurso na cidade de Brasília:

“A culpa é de um ex-presidente que quis construir três refinarias por questões políticas em parte. Ou para atender o petróleo vindo do seu amigo Chávez da Venezuela”.

Bolsonaro foge da responsabilidade.

Veja.

Bolsonaro contra as mulheres

O presidente Jair Bolsonaro vetou a oferta gratuita de absorventes e outros cuidados de saúde menstrual. O projeto de lei 2968/20199 foi aprovado no Congresso Nacional e criava um novo programa de distribuição. O Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos iria entregar itens de higiene a alunas do ensino médio e de anos finais do ensino fundamental, além de mulheres em situação de rua, de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e apreendidas.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (7), segundo o UOL. O projeto foi sancionado, mas Bolsonaro vetou cinco trechos. Entre eles estão “assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual”.

O presidente alega ter consultado o Ministério da Economia e o da Educação, que recomendaram o veto. Justifica que “a proposição legislativa contraria o interesse público, uma vez que não há compatibilidade com a autonomia das redes e estabelecimentos de ensino”.