“Bolsonaro é o responsável pelo maior retrocesso ambiental do Brasil”, diz ex-ministra

Atualizado em 7 de maio de 2022 às 8:18
Izabella Teixeira
Izabella Teixeira – Foto: Wikipedia Commons

A bióloga Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente durante os governos Lula (PT) e Dilma (PT), deu entrevista ao UOL e fez observações sobre a importância da Amazônia para o mundo. Ela criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e se mostrou preocupada com o futuro do Brasil, caso ele seja reeleito.

“Essa é a pergunta que ninguém quer enfrentar [sobre Bolsonaro vencer as eleições]. Acho que, se isso acontecer, o Brasil desembarca do mundo. Vamos pagar o custo de um atraso sem volta. Vai se perder uma janela ainda aberta para se reestruturar o país e torná-lo relevante mundialmente. Não será uma derrota eleitoral, será uma derrota de tempo. E vamos voltar a falar do Brasil do futuro e não do Brasil no futuro”, comentou.

Ela classificou o atual governo como culpado pelo fracasso da política ambiental do país. “O governo Bolsonaro é responsável pelo maior retrocesso nas políticas ambientais do Brasil. A trajetória, até então, sempre foi de caminhar para frente, mesmo com governos de matizes ideológicas diferentes’, opinou.

“O próprio governo declarar que não está havendo desmatamento. Que a Amazônia não pega fogo porque é uma floresta úmida. Nunca imaginei que ouviria isso na minha vida. É um deboche com o país”, completou.

Questionada sobre uma possível internacionalização da Amazônia, ela disse o seguinte: “Primeiro, a Amazônia não é o pulmão do mundo. Tudo o que a floresta produz de oxigênio ela consome. Então, não há geração de oxigênio para o mundo, entendeu? É um equívoco de imagem”.

“Segundo, é uma maneira rasteira de ver as coisas. A internacionalização não é a solução para nada. Soberania se exerce. E o exercício é da soberania em benefício de interesses nacionais, mas sendo solidário com o mundo. Essa discussão é considerando o quê? Que vão invadir o Brasil e tomar de assalto a Amazônia? Isso não existe. O Brasil é um país que tem soluções pacíficas, por mais de 150 anos com todos os seus vizinhos, com uma tradição diplomática, política e militar de defesa dos seus interesses”, completou.

Ex-ministra diz que o mundo torce pela derrota de Bolsonaro

Izabella destacou Lula na capa da Time para mostrar que o mundo torce para que Bolsonaro seja derrotado, porque o atual presidente não demonstra preocupação com o Meio Ambiente. “Para se começar a dialogar, é preciso que o Brasil controle minimamente o desmatamento. Recentemente, o que se viu foi um ministro que ri numa conferência internacional quando é indagado sobre os danos ambientais, que diz não ter números de desmatamento, que sai da sala para comer um sanduíche na hora em que se debate a coisa mais importante”, explicou.

“Isso tudo é observado pela comunidade internacional. Isso significa compromisso, credibilidade. Ali, as discussões importantes passaram ao largo do governo”, acrescentou.

Ex-ministra torce pela vitória de Lula

Ela deixou claro que torce pela vitória de Lula. “É uma disputa sobre respeito à democracia e à Constituição ou não”, opinou.

“A sinalização de um compromisso democrático, amplo, com a democracia. É um sinal político importante para uma transição, mostrando que as forças são capazes de se alinharem, e veja, Marina Silva aderiu. Olha só”, concluiu.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link