Destaques

Bolsonaro mente e finge assentar famílias na Reforma Agrária, diz MST

MST quer Frente Ampla pelo impeachment. Foto: Divulgação/MST

Em sua live semanal, Jair Bolsonaro disse que o trabalho de seu governo desarticulou o MST por estar promovendo a maior quantidade de titulação de terras e, com isso, acabando com o problema da reforma agrária. O Movimento dos Sem Terra emitiu um comunicado demonstrando que, mais uma vez, o governo federal está mentindo. Leia:

Titulação não é Reforma Agrária

Bolsonaro mente e finge assentar famílias na Reforma Agrária

O governo federal divulgou dados da titulação de terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em um evento em Marabá, no Pará.

Mais de 80 mil famílias que precisam de terra em todo Brasil. E o governo Bolsonaro não desapropriou nenhum latifúndio até o momento.

O que ele chama de “Reforma Agrária” é o reconhecimento e/ou reposição de famílias que já vivem em áreas e lotes desapropriados.

E pior, além de não assentar nenhuma família, Bolsonaro fez questão de paralisar a tramitação de 413 processos de desapropriação que estavam em andamento. Além disso, o Incra abandonou mais de 187 processos autorizados pelo poder judiciário para imissão de posse.

Juntamente com seus asseclas, o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, o ruralista Luiz Nabhan Garcia, e o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, Bolsonaro quer acabar com a Reforma Agrária no Brasil.

Um exemplo disso, é o recente programa Titula Brasil, que cria novos entraves para a democratização do acesso à terra, priorizando a titulação e a entrega das terras públicas e incentivando a grilagem.

Tamanho descaso e retrocesso foi, inclusive, denunciado pelo MST na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em reunião realizada no final de 2020.

Diante disso, denunciamos mais essa mentira do DESgoverno Bolsonaro. Exigimos políticas públicas reais e efetivas, como a aprovação integral do Projeto de Lei 735, que Bolsonaro vetou 14 artigos dos 17 que continha.

O veto de Bolsonaro impediu a aplicação do projeto que permitia o poder público comprar diretamente da Agricultura Familiar e doar os alimentos para as famílias mais pobres nas cidades.

Alinhado com a bancada ruralista, Bolsonaro e seu governo mentem, seus compromissos continuam sendo com latifundiários, grileiros, empresários e com o lucro.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Denúncia da PGR revela que bolsonaristas do 8/1 planejavam “tomada de poder”

Uma nova denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Shirley Faethe de Andrade, envolvida nos…

6 minutos ago

DCM ao Meio-Dia: STF nega progressão de pena para deputado bolsonarista

https://www.youtube.com/watch?v=2ZrjrKmq6yc Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista o advogado Paulo Ricardo Paes…

29 minutos ago

Navegação ilegal faz ilha desaparecer em reserva ambiental no Pará; entenda

Uma investigação da Polícia Civil do Pará apontou que a passagem de lanchas de praticagem…

34 minutos ago

Mãe de dono do Porsche é coautora de um crime, diz polícia; saiba qual

A Polícia Civil de São Paulo identificou Daniela Cristina de Medeiros Andrade, mãe de Fernando…

43 minutos ago

Quem cortou luz no dia do golpe? Por Lúcio de Castro

Lúcio de Castro Oito de janeiro de 2023. Eram 21h30 quando uma torre de energia…

1 hora ago

Indicação ao TST deixa Lula entre Lira, Pacheco e aliados no Congresso

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga de ministro…

1 hora ago