Bolsonaro, Michelle e Carluxo deixaram posse de Moraes irritados e constrangidos

Atualizado em 17 de agosto de 2022 às 13:02
Bolsonaro e Carluxo deixam posse de Moraes irritados
Autoridades ao lado do presidente Jair Bolsonaro na posse de Alexandre Moraes
Foto: Reprodução

Seja pelo discurso do novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, ou pela presença dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), a primeira-dama Michelle Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) saíram irritados do evento de posse do ministro. A cerimônia aconteceu na noite de terça-feira (16).

Segundo o jornalista Tales Faria, do UOL, Bolsonaro e Michelle se mostraram “constrangidos” com os aplausos ao discurso duro de Moraes e não bateram palmas.

O mandatário também não foi poupado do constrangimento por estar ao lado de ministros para os quais já teceu ataques diretos, como Edson Fachin e o próprio Moraes.

Em seu pronunciamento, o ministro não se desviou em defender o sistema eleitoral, embora estivesse próximo ao presidente, que tem feito diversos discursos em que deslegitima as urnas eletrônicas. Ele destacou o sistema “rápido e ágil” das eleições e disse que o país “é a única democracia do mundo que apura e divulga” o resultado no mesmo dia da votação.

Para apoiadores do mandatário em conversas reservadas, a fala do magistrado serviu como uma manifestação contra o ex-capitão.

Moraes também fez críticas às fake news divulgadas por bolsonaristas e apoiadores do governo. Segundo um aliado do Planalto, o discurso foi uma “indelicadeza desnecessária”, sendo entendido como um recado para Carluxo.

Isso porque o ministro comanda as investigações do inquérito das fake news, que tem o filho do presidente como um dos alvos. Para o ministro, liberdade de expressão não é “liberdade atacar as instituições, de propagação do ódio”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link