Destaques

Bolsonaro rebate Moraes para impedir relatório da PF sobre assessor

Jair Bolsonaro

Na última sexta-feira (6), a Advocacia-Geral da União refutou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre a investigação em torno do coronel Mauro Cid, um dos assessores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O magistrado ordenou que a Polícia Federal produza um relatório sobre o ajudante de ordens do chefe do executivo federal.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, na última segunda (2), Moraes mandou à PF realizar em até 15 dias uma apuração detalhada sobre a quebra do sigilo telemático de Cid. O ministro ignorou a manifestação da Procuradoria- Geral da República, que pediu o arquivamento do inquérito sobre o vazamento de informações de outro processo, que envolve um ataque hacker à Justiça eleitoral em 2018. Tanto Mauro quanto Bolsonaro são investigados no caso.

A AGU argumentou, sem ter sido provocada para se manifestar, que o juiz da Corte continua em diligências sem necessidade e parece estar pautado numa busca de apuração genérica sem elementos incriminatórios, chamado de fishing expedition.

A Advogacia-Geral da União diz que “a absoluta ausência de necessidade para nova remessa dos autos à Polícia Federal” por conta da manifestação da PGR. “Revela injustificável excesso de prazo e abuso investigatório”, diz o órgão.

A AGU solicita que o ministro volte atrás na sua decisão e não tenha nenhuma elaboração de relatório sobre o material de quebra de sigilo, pelo menos até o fim do julgamento do caso.

Moraes atende pedido da delegada Denisse Dias Ribeiro

A delegada encarregada do inquérito apontou conduta criminosa do presidente. Ela também enquadrou o assessor na prática do crime de violação de sigilo funcional. “Dados armazenados em serviço de nuvem apontam a participação de Mauro Cid em outros eventos (vide relatório de análise nº 001/2022) também destinados à difusão de notícias promotoras de desinformação da população”, disse trecho do relatório dela.

A PF explicou que a quebra de sigilo telemático do ajudante de ordens de Bolsonaro mostrou que há indícios da participação dele na live de 21 de outubro. A transmissão nas redes sociais mostraram o presidente fazendo uma falsa associação entre o desenvolvimento da Aids e o imunizante contra a Covid.

O ministro disse que a PF, “ao concluir a investigação encaminhou as mídias que contêm o material obtido da quebra de sigilo telemático (RE 2021.0077841-SR/PF/DF), não elaborando, entretanto, relatório específico da referida diligência, essencial para a completa análise dos elementos de prova pela Procuradoria-Geral da República”.

“Para que encaminhe aos autos, no prazo de 15 (quinze) dias, relatório minucioso de análise de todo o material colhido a partir da determinação da quebra de sigilo telemático, preservado o sigilo das informações”, completou.

Depois que o relatório for feito, Moraes vai decidir se continua ou não a investigação.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Naian Lopes

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Naian Lopes

Recent Posts

O plano de Bolsonaro para tentar se livrar de condenações e disputar eleição em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém a convicção de que estará apto para disputar…

1 hora ago

Brasil sobe 10 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa, diz relatório

O Brasil melhorou sua posição no ranking mundial da liberdade de imprensa, subindo dez posições…

1 hora ago

Políticas sociais mudam cabeça do povo? Por Frei Betto

Por Frei Betto Minha resposta à pergunta acima é não. Em setenta anos de União…

3 horas ago

RS soma mais de 100 mortes com quatro tragédias climáticas em menos de 1 ano

O Rio Grande do Sul enfrentou, em menos de um ano, quatro desastres climáticos, com…

4 horas ago

Todos ainda querem ser Mujica. Por Moisés Mendes

José Mujica está doente. Informou esses dias que tem um câncer no esôfago e, que…

5 horas ago

Temporais no RS matam 32 e podem provocar cheia recorde no Guaíba

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido aos temporais que assolam o…

5 horas ago