Destaques

Bolsonaro não pode ser levado a sério, diz organização internacional

Jair Bolsonaro

Publicado originalmente na Rede Brasil Atual:

A organização internacional Human Rights Watch (HRW) disse que o presidente Jair Bolsonaro não pode ser levado a sério ao insistir que está comprometido com o a proteção da Amazônia. Em discurso na Cúpula de Líderes do Clima nesta quinta-feira (22), Bolsonaro chegou a prometer mais recursos para a proteção ambiental. “Desde que assumiu o cargo em 2019, seu governo não fez nada além de acelerar a destruição da floresta tropical. A menos que ele esteja disposto a tomar medidas concretas para reverter os danos de suas desastrosas políticas ambientais, seus compromissos climáticos não podem ser levados a sério”, diz trecho da nota emitida pela organização.

Os dirigentes da HRW destacaram que o governo Bolsonaro sabotou agências ambientais, acusou de crimes ambientais, levianamente, organizações da sociedade civil e pôs em risco os direitos dos povos indígenas. Políticas essas, que têm contribuído para aumentar o desmatamento na Amazônia.

Presidente sem credibilidade

Para a organização, o governo só terá credibilidade de governos e empresas estrangeiras se apresentar, de fato, e puser em prática ações que reduzam o desmatamento, como a punição de autores de crimes ambientais e atos de intimidação e violência contra os povos indígenas. “Bolsonaro deveria reconhecer e proteger territórios indígenas, revertendo suas políticas de proteção a invasores. E também os requisitos de inspeção para exportações de madeira, que favorecem madeireiros ilegais”, diz outro trecho da nota.

Outras sugestões seriam a cobrança das multas não pagas por violações da legislação ambiental e retirar seu apoio às propostas para abrir os territórios indígenas à mineração, o que facilita também a grilagem e o desmatamento ilegal na Amazônia.

São medidas, segundo a organização, que sinalizariam às quadrilhas ambientais que o governo não vai mais tolerar o desmatamento e a violência na Amazônia. E que podem ajudar o Brasil a recuperar o reconhecimento de suas políticas em defesa do meio ambiente.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Porto Alegre (RS) não investiu um centavo contra enchentes em 2023

A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, não investiu um centavo de…

2 horas ago

Águas contaminadas podem causar surto de dengue e doenças com risco de morte no RS

O surto de chuvas no Rio Grande do Sul está causando preocupações significativas em relação…

2 horas ago

Nível dos rios no RS só vai normalizar no final de maio; entenda

A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul (RS) mostra que a…

3 horas ago

Filha de Michelle Bolsonaro divulga conta pessoal ao pedir Pix para o RS

Letícia Firmo, filha mais velha da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), está incentivando internautas no Instagram…

9 horas ago

A extrema direita viciada em PIX age até em catástrofes. Por Moisés Mendes

Admito que demorei a acreditar que o coronel Zucco, deputado federal gaúcho que presidiu a…

10 horas ago

Lula assina decreto para acelerar reconstrução do Rio Grande do Sul

Publicado originalmente por Brasil de Fato O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou e…

11 horas ago