Bolsonaro organiza “palanque” e motociata para o 7 de setembro no Rio

O presidente disse que provavelmente terá muita gente na praia carioca para o desfile, então ele encontrou uma nova solução para o evento

Atualizado em 16 de agosto de 2022 às 15:52
Órgãos de inteligência tentam dissuadir Bolsonaro de promover ato em Copacabana
Presidente Jair Bolsonaro durante desfile de 7 de setembro em 2021. Imagem: Reprodução.

Ainda envolvido nas preparações do ato que ocorrerá em 7 de Setembro, feriado da Independência, no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta terça-feira (16) que ocorrerá uma motociata a favor do governo na data, mas não acontecerá o tradicional desfile militar.

Segundo ele, em compensação, “haverá um palanque” na zona sul do Rio, juntamente com discursos a seu favor. Apesar do seu apreço pelo desfile, ele disse que “vai ter muita gente na praia” de Copacabana, o que causa um desafio na questão da logística para Marinha, Exército e Aeronáutica.

“Teríamos dificuldade com a tropa se organizar para o desfile. Então, haverá um palanque”, informou o presidente, durante a primeira agenda oficial da campanha à reeleição, que ocorreu em Juiz de Fora (MG), local onde sofreu a facada em 2018.

O chefe do Executivo deu a impressão de ter boas expectativas em relação às motociatas, e delas estarem sendo bem programadas. “Estão organizando uma grande motociata desde o Aterro do Flamengo, passando ali por Copacabana e indo até o Leblon”.

Sobre discursar no palanque que será montado em Copacabana, ele não deu certeza sobre sua programação. “Não pretendo, não sei o que eu vou fazer, dar uma palavra lá. E vamos comemorar a nossa Independência. Duzentos anos, mais duzentos de liberdade”, disse.

Assim como no último 7 de setembro, essa data já está causando polêmica sem sequer acontecer. O presidente fez fortes insistências em relação ao local do evento, apesar de não ter recebido apoio nem das Forças Armadas, do Exército ou da prefeitura carioca.

Recentemente, o chefe do Executivo pediu para a Marinha e a FAB (Forças Armadas Brasileiras) participarem do evento juntamente com apoiadores bolsonaristas, na orla carioca. No entanto, ambas forças não receberam o pedido oficial do presidente para tal. Além disso, ele pretende colocar itens que remetam à Aeronáutica ou o Exército no local do evento, como tanques de guerra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link