Bolsonaro pode ser denunciado em três inquéritos da PGR ainda este ano; entenda

Atualizado em 21 de outubro de 2024 às 10:46
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): ele é alvo em três inquéritos. Foto: reprodução

Uma possibilidade considerada na Procuradoria-Geral da República (PGR) é que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possa ser denunciado ainda este ano em três inquéritos dos quais é alvo, conforme informações do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

O ex-capitão está sendo investigado por diversos crimes, incluindo a falsificação da carteira de vacinação contra a COVID-19, a apropriação das joias recebidas da ditadura saudita e a apuração sobre a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023.

Atualmente, a PGR ainda não recebeu o relatório final da investigação relacionada à tentativa de golpe, o que deve acontecer em meados de novembro.

Sou candidato a presidente', diz Bolsonaro sobre 2026 mesmo inelegível até 2030 | O Tempo
Bolsonaro: ex-capitão pode ser denunciado ainda este ano. Foto: reprodução

Na mesma ocasião, a PGR solicitará o indiciamento de Bolsonaro, além de quatro de seus ex-ministros: Augusto Heleno, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres, além do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier Santos.

Vale destacar que a PGR acompanha esse inquérito desde o seu início e possui conhecimento completo de seu conteúdo. Portanto, há a possibilidade de que ainda haja tempo suficiente para apresentar uma denúncia também no contexto dessa investigação.

“Não é um inquérito novo para a PGR. Tudo que está ali é de conhecimento da equipe de Paulo Gonet”, afirmou uma fonte com acesso à investigação, referindo-se ao procurador-geral da República.