Bolsonaro poupa Michelle em depoimento à PF sobre joias sauditas

Atualizado em 6 de abril de 2023 às 15:04
O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro
Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro (PL) poupou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante depoimento à Polícia Federal, na quarta-feira (5). O ex-presidente não citou qualquer envolvimento de sua mulher no episódio das joias. O nome dela sequer foi mencionado, segundo a coluna de Juliana Dal Piva, no UOL.

Bolsonaro foi ouvido na sede da PF em Brasília, das 14h20 até às 16h45. A íntegra do depoimento do ex-mandatário, porém, segue em sigilo e só deve ser disponibilizada nos próximos dias.

A primeira vez que o nome de Michelle surgiu no caso foi por meio do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. Quando tentou liberar as joias, em outubro de 2021, ele alegou se tratar de um presente para a ex-primeira-dama.

O conjunto avaliado em R$ 16,5 milhões, com um colar e brincos de diamantes, foi retido pela Receita Federal em no aeroporto de Guarulhos (SP), quando a comitiva do então ministro de Minas e Energia tentou entrar no país sem declarar as joias.

Joias avaliadas em R$ 16,5 milhões que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao Brasil
Foto: Reprodução

Bolsonaro disse que só soube da existência do pacote em novembro do ano passado, um ano e dois meses depois que o suposto presente do governo Arábia Saudita chegou ao Brasil com Bento Albuquerque.

No entanto, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, integrantes do gabinete presidencial tentaram recuperar o conjunto de joias nesse período. Além desse pacote, Bolsonaro também recebeu mais dois estojos de joias da Arábia Saudita. Ambos estavam em seu acervo pessoal até o caso vir à tona. Os itens foram devolvidos à União após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

No depoimento, Bolsonaro alegou que pediu ao tenente-coronel Mauro Cid para resgatar o presente em Guarulhos a fim de evitar um “constrangimento internacional” e um “vexame diplomático”.

Segundo interlocutores do ex-presidente, ele também não citou o nome de Bento Albuquerque e disse que foi informado sobre a existência das joias por um integrante do Ministério de Minas e Energia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link