Bolsonaro proibiu avião do governador da Bahia de pousar em novo aeroporto

Atualizado em 22 de julho de 2019 às 17:15
Rui Costa e Bolsonaro

Por decisão da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), e a mando de Bolsonaro, o avião do governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi impedido de pousar no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que será inaugurado nesta terça (23).

A inauguração que deveria ser uma festa virou palco de polêmicas devido a retaliações do presidente.

Antes de anunciar sua decisão de não participar da solenidade, Rui Costa recebeu uma ligação da ANAC proibindo a utilização da pista, com a justificativa de que está em fase de testes.

Fazendo coro com o presidente, a prefeitura de Vitória da Conquista também atuou para atrapalhar o Governo do Estado: na madrugada de segunda-feira, mandou retirar da via que dá acesso ao local outdoors com propagandas do governo relacionadas à obra (veja vídeo abaixo).

Além disso, toda a extensão do aeroporto foi coberta por tapumes para impedir o acesso da população.

Movimentos sociais prometem protestar.

Entre outras críticas, alegam que a União se apropriou de uma obra cujo convênio foi assinado e bancado por Dilma Rousseff, com 30% de recursos vindos do governo estadual – a última parcela foi liberada no segundo semestre do ano passado, por Michel Temer.

O deputado federal Jorge Solla (PT), com base eleitoral em Vitória da Conquista, informou que vai representar o prefeito Herzem Gusmão na Justiça pela retirada dos painéis.

“Ele acha que pode repetir em Vitória da Conquista o autoritarismo de Bolsonaro para censurar a publicidade oficial do Governo do Estado”, disse. “Vai responder na Justiça por essa arbitrariedade”.

O deputado estava entre as 100 autoridades que Rui Costa pretendia levar ao ato de inauguração do aeroporto, mas com a desistência vai se juntar aos movimentos de rua.

“Estaremos lá, junto com o povo, protestando e mostrando o absurdo”, disse.