Bolsonaro quer criar CPI para culpar Lula por ataques terroristas: “Armadilha da esquerda”

Atualizado em 24 de março de 2023 às 16:10
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem coordenado a criação de uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar os ataques terroristas de 8 de janeiro. Ele chama o episódio de “armadilha feita pela esquerda” e afirmou que o colegiado pode apontar “ação” de Lula no episódio.

Um dos indícios de que os ataques seriam uma “armadilha da esquerda”, segundo Bolsonaro, seria o presidente não querer que a comissão seja criada.

“Quando houve o episódio, no dia seguinte, ele falou que queria a CPI, a esquerda levantou assinaturas. Ele disse eu queria aquilo no dia 1º de janeiro, e deixei para fazer dia 8. Está me acusando diretamente, então vamos abrir a CPMI para ver até onde vai a mina responsabilidade ou a dele, que não chamo de omissão. Ele, no meu entender, tem ação nesse evento do dia 8. Mas deixemos que a CPMI reserve isso aí”, afirmou em entrevista à TV Record.

Bolsonaro relata que tem acompanhado o trabalho de Marcos do Val (Podemos-ES), seu aliado, para organizar a apuração. “Esperamos muito que haja a CPMI para botar em prática levantar isso aí. Foi uma armadilha feita pela esquerda, tanto que o atual presidente não quer CPMI”, finalizou.

Aliados de Bolsonaro no Congresso Nacional têm tentado recolher assinaturas para criar uma comissão parlamentar de inquérito e tentar culpar o governo Lula pelo episódio. A ideia é apontar supostos erros da gestão petista na invasão da Praça dos Três Poderes.

O próprio ex-presidente tem orientado aliados na criação do colegiado. Na última semana, Flávio Bolsonaro colocou uma chamada com o pai no viva-voz durante evento com parlamentares e lideranças do PL. “Pessoal federal aí, deputados e senadores, vamos focar na CPMI porque a verdade vai nos libertar. Tenho certeza que nosso partido fará muito bonito ano que vem e mais bonito ainda em 2026”, afirmou na ocasião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.