Bolsonaro quer Telegram como app oficial do Brasil

Presidente tem grande popularidade na plataforma

Atualizado em 4 de fevereiro de 2022 às 20:03
Bolsonaro com a boca fechada, cabelo penteado, de terno e gravata: Bolsonaro quer Telegram como app oficial do Brasil
Bolsonaro quer Telegram como o aplicativo mais usado do Brasil – Reprodução/Twitter

Bolsonaro quer Telegram popular para poder propagar suas informações falsas. Ele usará a máquina pública para atrair novos usuários para o aplicativo. Um dos planos dele é disparar alertas de desastres naturais da Defesa Civil pelo app. Os profissionais do Ministério do Desenvolvimento Regional serão os responsáveis pelo trabalho.

Conforme apurou o DCM, quem quiser receber as informações do governo, vai precisar baixar o Telegram. E o Ministério da Comunicação trabalha com o desenvolvimento do formato de divulgação nos veículos de comunicação. É uma forma de popularizar o Telegram com uma justificativa para a Justiça.

Mas não é segredo para ninguém que o presidente da República quer usar o app durante a campanha eleitoral. Isto porque o Telegram não segue as leis brasileiras, o que tem permitido grupos radicais de direita a postarem fake news sobre seus adversários. Diferentemente do WhatsApp, que criou restrições para a propagação de falsas notícias.

Leia mais:

1 – Com medo de perder Telegram, Bolsonaro ameaça TSE: “Liberdade acima de tudo”

2 – MPF aumenta sinal de alerta e volta a sinalizar bloqueio de Telegram

3 – Barroso quer reunião com Telegram para combater disseminação de fake news

Bolsonaro e sua relação com o Telegram

Desde 2019, a ala radical do governo tem trabalhado para fazer os canais bolsonaristas populares no Telegram. O serviço surtiu efeito e Bolsonaro é o presidenciável com a maior força na plataforma. E isso fez com que outros apoiadores do presidente embarcassem no app.

O chefe do executivo federal também solicitou aos seus aliados que criem um projeto para popularizar o Gettr. A plataforma é uma criação de Jason Miller, ex-assessor de Donald Trump.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.