Destaques

Bolsonaro quer um TBT com os EUA? Não vai rolar… Por Fernando Brito

Bolsonaro pediu para Biden ajudá-lo nas eleições de outubro

A quinta-feira foi, como diz a juventude, de #TBT, dia de pretender voltar ao passado, com a incrível história do pedido de Jair Bolsonaro por um “help” de Joe Biden para continuar no poder no Brasil.

Bolsonaro não fala inglês; muito menos Joe Biden entende patavinas de português e, como um não tem qualquer confiança no outro, não obstante as recentes declarações cândidas que proferiram durante a Cúpula das Américas, havia muitos assessores de parte a parte no encontro “privado” entre ambos. O repórter Eric Martin, da Agência Bloomberg, valeu-se da regra de que, quanto mais gente, menos segredo, para obter o escandaloso relato de que, na reunião, o presidente brasileiro “pediu ajuda” ao norte-americano para evitar a eleição de Luís Inácio Lula da Silva em outubro, alegando ao “mister” que este seria “um perigo para os interesses dos EUA”.

Biden, diz a reportagem, teria desconversado e saído pela tangente.

À parte o desastre diplomático – ambos são ótimos em produzir desastres – o episódio guarda um ineditismo e humilhação daqueles que “nunca antes na história deste país” se fez de forma tão direta e sem intermediários.

Não é raro que políticos e governantes brasileiros sejam sabujos dos interesses norte-americanos, nem que governos dos EUA tentem interferir na política e nas eleições brasileiras. Mas nunca assim, face to face, sem outra intermediação que não a do necessário tradutor.

A experiência mais recente está para completar 60 anos, o golpe de 1964, ainda assim com o embaixador Lincoln Gordon servindo de intermediário entre os golpistas nacionais John Kennedy e, depois, Lyndon Jonhson, o sempre sabido e depois comprovado pelas gravações secretas divulgadas pela própria Casa Branca.

Daquela vez, os EUA mandaram aos “amigos” dinheiro, um porta-aviões e quatro navios de combustível. Desta vez, o que quer Bolsonaro?

Alguém precisa avisar que, apesar de todo o esforço ocidental para reviver a era da Guerra Fria, não existe a menor semelhança política com aqueles tempos e, embora bata continência à bandeira norte-americana, o atual presidente é um pária internacional, ao qual um eventual alinhamento de Biden seria uma tragédia para a sua já combalida imagem.

Mesmo com os problemas de visão que a idade a todos nos traz, não é possível que Biden não veja um chapéu de búfalo de Jair Bolsonaro.

Publicado originalmente no site Tijolaço

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Fernando Brito

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Fernando Brito

Recent Posts

Porto Alegre (RS) não investiu um centavo contra enchentes em 2023

A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, não investiu um centavo de…

2 horas ago

Águas contaminadas podem causar surto de dengue e doenças com risco de morte no RS

O surto de chuvas no Rio Grande do Sul está causando preocupações significativas em relação…

2 horas ago

Nível dos rios no RS só vai normalizar no final de maio; entenda

A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul (RS) mostra que a…

3 horas ago

Filha de Michelle Bolsonaro divulga conta pessoal ao pedir Pix para o RS

Letícia Firmo, filha mais velha da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), está incentivando internautas no Instagram…

9 horas ago

A extrema direita viciada em PIX age até em catástrofes. Por Moisés Mendes

Admito que demorei a acreditar que o coronel Zucco, deputado federal gaúcho que presidiu a…

10 horas ago

Lula assina decreto para acelerar reconstrução do Rio Grande do Sul

Publicado originalmente por Brasil de Fato O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou e…

11 horas ago