
O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar nesta sexta (27) e seguiu para sua residência, em Brasília, onde passará a cumprir prisão domiciliar por um prazo inicial de 90 dias. A medida foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, que considerou o quadro de saúde do ex-presidente. A autorização prevê a substituição temporária do regime atual por prisão domiciliar de caráter humanitário.
Bolsonaro deixou o hospital DF Star por volta das 10h. Pouco antes, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também deixou a unidade.
🌩
🇧🇷😎
Bolsonaro em casa pic.twitter.com/73pLA2gNYE
— O Despertar👽🛸 💫 (@AnnaMonteiroAn1) March 27, 2026
Ele estava internado desde o dia 13 de março após diagnóstico de broncopneumonia bacteriana, associada a um episódio de broncoaspiração. Durante o período, permaneceu dez dias na Unidade de Terapia Intensiva antes de ser transferido para um quarto.
Na decisão assinada na terça (24), Moraes fixou o prazo inicial de 90 dias para o cumprimento da prisão domiciliar. O ministro considerou argumentos da defesa e parecer favorável da Procuradoria-Geral da República.
Segundo o magistrado, o ambiente domiciliar é o mais adequado para a recuperação do paciente, citando que casos de pneumonia bilateral podem demandar entre 45 e 90 dias de recuperação completa.
Apesar da medida, Moraes destacou que o local onde Bolsonaro estava custodiado possuía estrutura de atendimento considerada adequada, com monitoramento médico frequente.
Durante o período em casa, Bolsonaro deverá usar tornozeleira eletrônica e ficará proibido de utilizar qualquer meio de comunicação, incluindo redes sociais e dispositivos eletrônicos. Ao fim dos 90 dias, uma nova perícia médica deverá avaliar a necessidade de manutenção da medida.