Bolsonaro recebeu mesmo conjunto de joias em 2019 e colocou em acervo da Presidência

Atualizado em 8 de março de 2023 às 17:20
Jair Bolsonaro e joias recebidas pelos sauditas
Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já havia recebido joias do governo da Arábia Saudita em 2019. Diferente do que fez com as joias recebidas em 2021, Bolsonaro incorporou o presente ao acervo da Presidência e não ao seu acervo privado, segundo informações da CNN.

Nesta quarta-feira (8), o ex-chefe do Executivo admitiu em entrevista à emissora que as joias dadas de presente pelos sauditas em 2021 foram integradas ao seu acervo pessoal. “Não teve nenhuma ilegalidade. Segui a lei, como sempre fiz”, afirmou.

Em 2019, o reino da Arábia Saudita entregou uma caixa de joias de presente a Bolsonaro em mãos, quando ele visitou o país. O pacote continha um relógio, uma caneta, uma abotoadura, um anel e um rosário. Todo o material ficou no acervo da Presidência.

As joias são do mesmo modelo do conjunto que entrou ilegalmente no Brasil em outubro de 2021, quando o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, trouxe em sua bagagem pessoal a caixa de joias destinada a Bolsonaro.

Caixa de joias entregue a Bolsonaro em 2019
Foto: Reprodução

Na ocasião, o ex-ministro e seus auxiliares também tentaram entrar no país com um conjunto de joias contendo um colar, anel, relógio e um par de brincos de diamante, que seriam presente para Michelle Bolsonaro, avaliadas em R$ 16,5 milhões, conforme o jornal Estado de S. Paulo.

As joias enviadas à ex-primeira-dama, porém, foram apreendidas na alfândega, porque não foram declaradas à Receita Federal. Já a caixa com o relógio e outros itens enviados a Bolsonaro passou sem ser percebida pelos fiscais.

De acordo com a PF, os itens recebidos em 2021 por Bolsonaro foram transferidos para o acervo dele. A lei brasileira não permite que presidentes da República fiquem com presentes recebidos na condição de chefe do Executivo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link