Bolsonaro rifa Daniel Silveira e diz a aliados que plano de golpe era “coisa de maluco”

Atualizado em 2 de fevereiro de 2023 às 18:25
O ex-deputado Daniel Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro
Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou com aliados próximos para entender o quanto pode ser afetado após o senador Marcos do Val (Podemos-ES) revelar que recebeu um convite para participar de um golpe de Estado.

Segundo a jornalista Daniela Lima, da CNN, o ex-presidente disse ao grupo que quem fez a convocação para a reunião em que foi tratado o plano de golpe foi o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), no dia 7 de dezembro.

Bolsonaro afirmou ainda que, na época, teria ficado em silêncio com receio do descontrole de Silveira. Ele também disse que quem convocou o senador Marcos do Val foi o ex-deputado. O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada.

Tanto Bolsonaro quanto Do Val teriam ficado em silêncio durante a reunião. Segundo um interlocutor, Bolsonaro ficou “absolutamente calado, inclusive com medo do descontrole e de ser gravado por Daniel Silveira e Do Val”.

Após a reunião, Do Val encaminhou uma mensagem para Bolsonaro, dizendo que teria relato ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que quem estava fazendo a movimentação para prejudicar a imagem do magistrado era Silveira.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (2), Do Val confirmou que, em dezembro, do ano passado reuniu-se com Bolsonaro e com o então deputado Daniel Silveira, para tratar da operação golpista. A ideia era gravar escondido uma conversa de Moraes, com o objetivo de criar uma espécie de armadilha para o ministro e impedir a posse do presidente Lula (PT).

Na mensagem enviada ao ex-presidente, o senador disse ter contado a Moraes que Silveira demonstrava “desespero” e que tinha o intuito de se vingar.

Em resposta, Bolsonaro afirmou que toda a situação era “coisa de maluco”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link