Brasil

Bolsonaro sanciona lei que cria o Dia do Rodeio na data dedicada a São Francisco, protetor dos animais

Jair Bolsonaro no rodeio. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Publicado originalmente no blog do autor

O governo e seus cúmplices escolhem nomes e datas para expressar suas crueldades em todos os detalhes. Bolsonaro sancionou a criação do Dia do Rodeio, a ser comemorado em 4 de outubro, a mesma data em que se celebra o Dia Internacional dos Animais e seu padroeiro, São Francisco de Assis.

O Globo informa que a decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. A data foi escolhida “por ser mundialmente reconhecida como o Dia dos Animais e também o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos na comunidade católica e padroeiro dos animais”.

A lei sancionada por Bolsonaro surgiu a partir de um projeto do deputado Capitão Augusto (PL-SP). O autor do projeto ressaltou a importância dos rodeios, “uma modalidade de esporte que tem inequívoco significado cultural, além de sua relevante dimensão econômica”.

Uma data para exaltar os que fazem eventos milionários para maltratar os animais, no dia dos animais. É mais um deboche deles.

É aquela história. Os bolsonaristas pediram que arranjassem um racista para presidir a Fundação Palmares, que existe, entre coisas, para combater o racismo. Radicalizaram e acharam um negro racista.

Agora, essa lei que festeja o Dia dos Rodeios já é uma afronta por exaltar os que maltratam animais. Pois não basta que exista o dia dos que cansam os bichos para se divertir, mas que seja o mesmo dia já dedicado aos animais e ao seu padroeiro.

O projeto de lei proposto pelo governo, que acaba com as cotas das empresas para pessoas com deficiência, foi apresentado agora, dia 3, exatamente o Dia das Pessoas com Deficiência. Por perversidade do bolsonarismo.

E assim a extrema direita avança, com o apoio de muitos negros, de pobres, de familiares de pessoas com deficiência e de católicos franciscanos e de pretensos defensores dos animais.

Se proibiram animais em circos, por que não proíbem em rodeios e festas em que são maltratados pelo bolsonarismo, antes mesmo de o bolsonarismo existir como existe hoje. Mas já era bolsonarismo.

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

Brasil cria 719 mil vagas formais no trimestre e tem crescimento de 25,7% em março

O Brasil abriu 244.315 novos postos de carteira assinada em março de 2024, o que…

19 minutos ago

Folha muda título de matéria desonesta sobre taxa de desemprego

A Folha de S.Paulo mudou o título de uma matéria desonesta sobre desemprego, mas manteve…

1 hora ago

Quem é possível vice de Trump que matou cachorro e cabra a tiros

Cotada para ser vice do ex-presidente Donald Trump nas eleições de 2024 nos Estados Unidos,…

2 horas ago

Cadáver é encontrado em lago do Parque Ibirapuera em SP

Na manhã desta terça-feira (30), um cadáver foi encontrado no lago do Parque Ibirapuera, localizado…

2 horas ago

Lula celebra queda do desemprego: “Vamos seguir avançando”

O presidente Lula celebrou a notícia de que o Brasil atingiu a taxa de 7,9%…

2 horas ago

Justiça de SP nega prisão de motorista de Porsche pela 3ª vez

A Justiça de São Paulo negou pela terceira vez a prisão preventiva de Fernando Sastre…

3 horas ago