Bolsonaro silencia sobre atentado contra Cristina Kirchner; Líderes da América Latina se solidarizam

Atualizado em 2 de setembro de 2022 às 17:22
Bolsonaro e Cristina Kirchner – Foto: Reprodução

Após a tentativa de assassinato da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, diversas figuras políticas sul-americanas se pronunciaram sobre o ocorrido. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) até o momento é um dos únicos lideres que se encontra calado. Apesar de não comentar sobre o assunto, o chefe do Executivo segue tuitando sobre outros temas.

O ataque foi cometido por um brasileiro motorista de aplicativo, radicado em Buenos Aires. Fernando André Sabag Montiel, conhecido nas redes sociais como Fernando Salim, apontou uma pistola a poucos centímetros do rosto de Cristina Kirchner.

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou solidariedade à Kirchner, dizendo que a vice-presidente foi “vítima de um fascista criminoso que não sabe respeitar divergências e a diversidade”: “A Cristina é uma mulher que merece o respeito de qualquer democrata no mundo. Graças a Deus ela escapou ilesa”.

Veja o que disseram os demais líderes:

Evo Morales, ex-presidente da Bolívia: “Condenamos a covarde tentativa de assassinato contra nossa irmã Cristina Kirchner. Toda a nossa solidariedade à vice-presidente. A Pátria Grande está com você, irmã. A direita criminosa e servil ao imperialismo não passará. O povo livre e digno da Argentina o derrotará.”

Nicolás maduro, presidente da Venezuela: “Enviamos nossa solidariedade à vice-presidente ante o atentado contra a sua vida. Repudiamos energeticamente essa ação que busca desestabilizar a paz do povo argentino, nosso irmão. A Pátria Grande está com você, companheira!”.

Maurício Macri, ex-presidente da Argentina: “Meu repúdio absoluto ao ataque sofrido por Cristina Kirchner, que felizmente não teve consequências para a vice-presidente. Esse gravíssimo incidente exige um esclarecimento imediato e profundo por parte da Justiça e das forças de segurança.”

Gabriel Borić, presidente do Chile: “A tentativa de assassinato da vice-presidente argentina, Cristina Fernández, merece o repúdio e a condenação de todo o continente. Minha solidariedade a ela, ao governo e ao povo argentino. O caminho sempre será o debate de ideias e o diálogo, nunca as armas nem a violência.”

Pedro Castillo, presidente do Peru: “Toda minha solidariedade com a vice-presidente Cristina Kirchner e com o povo argentino. O governo peruano condena o atentado ocorrido contra sua vida. Repudiamos todo ato de violência.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link