Bolsonaro tem nova crise de soluços e volta ao centro cirúrgico

Atualizado em 30 de dezembro de 2025 às 16:24
O ex-presidente Jair Bolsonaro em hospital. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi novamente levado ao centro cirúrgico nesta terça (30) devido a uma crise de soluços persistentes. Este é o quarto procedimento cirúrgico desde que Bolsonaro foi internado na véspera de Natal.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou nas redes sociais que o ex-presidente passará por um reforço no bloqueio do nervo frênico, uma intervenção realizada anteriormente na segunda (29) para tentar controlar os soluços.

Bolsonaro foi hospitalizado no DF Star, em Brasília, após uma série de complicações. No dia 25 de dezembro, ele passou por uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral, seguida por dois bloqueios do nervo frênico para tratar os soluços.

O objetivo dos procedimentos é interromper temporariamente a função do diafragma, responsável pelo movimento de respiração, e aliviar o quadro de soluços. Durante a internação, o ex-presidente também apresentou variações em sua pressão arterial e iniciou um tratamento para apneia do sono.

Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP

Mesmo após o bloqueio do nervo frênico esquerdo, realizado na segunda, Bolsonaro continuou com os soluços, que não pararam desde a manhã de terça. A equipe médica optou então por realizar o reforço no bloqueio, com a expectativa de que o efeito do anestésico dure entre 12 a 18 horas.

O bloqueio do nervo frênico é um procedimento de radiointervenção, que envolve a aplicação de anestesia local para interromper a comunicação entre os nervos e controlar os soluços. Após o procedimento, Bolsonaro permanecerá internado para observação e acompanhamento do seu quadro clínico.

A expectativa dos médicos é que ele siga hospitalizado até os primeiros dias de janeiro. Bolsonaro foi preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília antes de ser transferido para o hospital. Após a recuperação da cirurgia e o tratamento do quadro de soluços, ele deverá retornar à PF, onde permanece em regime de custódia.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.