Bolsonaro usa guerra para tentar destruir terras indígenas

Governo teme impacto da escassez de fertilizantes na agricultura e pressão inflacionária

Atualizado em 2 de março de 2022 às 13:24
Bolsonaro usa guerra para tentar destruir terras indígenas
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (02), o presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou a possível escassez de fertilizantes causada pela guerra na Ucrânia para tentar destruir terras indígenas. Sem a Rússia e seu mercado de fertilizantes, Bolsonaro quer avançar sobre as reservas para explorar potássio.

O presidente lembrou nesta quarta de um projeto apresentado por ele na Câmara em 2016 que tratava do tema. A Rússia é o segundo maior produtor mundial de potássio e responde por cerca de 19% do mercado internacional.

“Em 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei três problemas: ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do país)”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Leia também:

1- Presidente é aconselhado a “pensar melhor” sobre Braga Netto como vice

2- Veja o gasto milionário de presidente com eventos militares

3- Presidente levou 32 militares para a Rússia e gastou mais de R$ 1 milhão

Especialistas discordam de Bolsonaro

Apesar da fala de Bolsonaro, especialistas no setor apontam problemas na proposta do presidente. Eles dizem que, embora a possível incidência de potássio na Amazônia esteja registrada há décadas, ele se encontra em condições de difícil extração.

O presidente ainda disse que “nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, ‘permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas’. Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas”.

“Com a guerra Rússia/Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância”, continuou.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link