Bolsonaro vai para a guerra contra STF e pretende dar indulto a outros aliados

Atualizado em 22 de abril de 2022 às 14:27
Bolsonaro tenso
Bolsonaro quer liberar indultos a aliados Foto: Reuters/Adriano Machado

Jair Bolsonaro (PL) optou em ir para a guerra contra o STF (Supremo Tribunal Federal) após conceder a graça ao deputado federal Daniel Silveira (PTB) na última quinta-feira (21). O presidente pretende ampliar esse tipo de decreto e já se fala em garantir indultos a outros aliados que também sofreram sanções da Corte dentro de processos semelhantes ao do deputado.

Segundo o jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, Bolsonaro já teria avisado pessoas mais próximas que irá assinar outros decretos de indultos, principalmente para nomes que foram presos o defendendo. É o caso de Roberto Jefferson, Osvaldo Eustáquio e Allan dos Santos.

Se levar o plano adiante, o presidente abrirá uma guerra sem precedentes contra o Supremo e tentará livrar da prisão todos os seus aliados que atentaram contra a democracia, mesmo sabendo que a tendência é que todos os decretos devem ser derrubados em seguida.

Roberto Jefferson, atualmente cumpre pena em regime domiciliar após ter aparecido até com armas em punho falando em fechar o STF. Já o jornalista Osvaldo Eustáquio está preso já há bastante tempo depois de atentar contra o Supremo e contra a democracia. Ele chegou a sofrer acidente dentro da prisão e alegou que ficaria paraplégico.

Allan dos Santos é o caso mais delicado por afrontar o Supremo e o ministro Alexandre de Moraes por diversas vezes e ser considerado foragido no Brasil. Ele vive nos EUA e o STF chegou a pedir a inclusão dele na lista vermelha da Interpol após ter o pedido de prisão confirmado por Moraes.