
Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro vetou o nome da psiquiatra Nise Magalhães da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O veto do presidente foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (25). A médica foi conhecida por revolucionar o tratamento de transtornos mentais.
Segundo a justificativa encaminhada pela Secretaria-Geral da Presidência, o veto busca “preservar os ideais do Estado Democrático”. “Não é possível avaliar, nos moldes da referida Lei, a envergadura dos feitos da médica Nise Magalhães da Silveira e o impacto destes no desenvolvimento da Nação, a despeito de sua contribuição para a área da terapia ocupacional”, diz a nota.
O Senado havia aprovado a inscrição do nome da médica no Livro no dia 24 de abril. Foi um pedido da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
O Livro dos Heróis e Heroína da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, registra os nomes de personalidades brasileiras ou de grupos de brasileiros que tenham cedido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.
Deputados da base do governo Bolsonaro já encaminharam projeto para a inclusão do nome do guru bolsonarista Olavo de Carvalho no livro.