Visitas de filhos do Bolsonaro ao Planalto são colocadas sob sigilo

Atualizado em 14 de abril de 2022 às 19:57
Imagem do presidente Bolsonaro junto com os filhos. Eles estão um ao lado do outro e sorriem para uma selfie.
Presidente Jair Bolsonaro junto com os quatro filhos no Palácio do Planalto. Foto: Reprodução / Twitter

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno, colocou as informações das visitas dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto sob sigilo.

O órgão já havia dificultado o acesso a informações sobre as visitas com base na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao mesmo tempo, também dizia que as informações não eram sigilosas, mas não poderiam ser publicizadas por questões de segurança.

Já a Controladoria-Geral da União (CGU) entendia que as informações eram de interesse público e que, portanto, deveriam ser divulgadas, já que não estavam sob sigilo.

GSI determina que a partir de abril as informações envolvendo os filhos de Bolsonaro são sigilosas

Já no dia 1° de abril, o GSI informou que os assuntos relacionados às visitas dos filhos do presidente possuem caráter sigiloso. Desse modo, a CGU não tem mais capacidade de comando e perde o poder de determinar a divulgação dos dados.

O órgão também se negou a fornecer informações sobre os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, que participaram do recente escândalo de corrupção do MEC envolvendo propinas com prefeitos de cidades do interior de estados brasileiros. O pedido havia sido feito pelo jornal O Globo via Lei de Acesso à Informação.

O GSI continua alegando a LGPD e a garantia da segurança das informações dos envolvidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link