Bombardeio afeta casa de brasileiros em Gaza

Atualizado em 15 de dezembro de 2023 às 0:10
Explosão atinge casa de brasileiros em Gaza. Reprodução

Durante um ataque registrado em Rafah, na fronteira com o Egito, um dos quatro imóveis alugados para abrigar brasileiros e seus familiares na Faixa de Gaza foi parcialmente impactado.

O incidente ocorreu na terça-feira (12). Embora nenhum dos brasileiros tenha sido ferido, como medida preventiva, o grupo foi retirado da propriedade afetada e realocado nas outras três residências, conforme informou o embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil na Palestina, à CNN.

Atualmente, cerca de 40 pessoas permanecem abrigadas nessas residências alugadas pelo governo, aguardando uma oportunidade subsequente para repatriação.

Da lista de 102 nomes enviados pelo Brasil para a repatriação, 24 foram vetados por Israel, afetando pessoas que não desejaram deixar seus familiares para trás. Como resultado, apenas 48 brasileiros e parentes palestinos conseguiram embarcar.

O embaixador Candeas ressaltou que o aluguel está sendo mantido, assim como o envio de recursos para água e alimentos. Ele destacou que Rafah é praticamente a única área em Gaza que está recebendo assistência humanitária, enquanto o norte da região está privado desse suporte.

A Representação do Brasil na Palestina está empenhada em retirar uma família de cinco pessoas da região mais crítica do conflito, no norte de Gaza. Além disso, há brasileiros em Nuseirat e Meghazi, na região central do território, que enfrentam dificuldades para se deslocar devido a estradas fechadas e ataques.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou pessoalmente ao chanceler de Israel, Eli Cohen, a reavaliação dos vetos aos brasileiros

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link