Campanha de Boric avança de casa em casa e de rede em rede. Por Jeferson Miola

Atualizado em 15 de dezembro de 2021 às 11:46

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DO AUTOR

No início de dezembro a campanha de Gabriel Boric definiu a estratégia “Un millón de puerta a puertas por Boric”. Consistia numa convocatória militante e, ao mesmo tempo, um desafio arrojado de levar as propostas de Boric aos lares de 1 milhão de chilenos e chilenas.

Para isso, além de organizar o engajamento direto da militância frenteamplista, a ideia consistia em estimular a cidadania a tomar para si a proposta de mudança e multiplicar a iniciativa nos bairros, comunidades e territórios de todo o país.

Leia mais:
1. Ciro se defende e diz que operação da PF é “braço policialesco de Bolsonaro”

2. A democracia convoca o general Azevedo e Silva para a guerra. Por Moisés Mendes

3. Bolsonaro vai a posto médico do Planalto pela 2ª vez em 10 dias

O próprio candidato participa diretamente na ação, assim como a coordenadora da campanha Izkia Siches, que está em caravanas com o chamado “Bus de la esperanza” – na verdade uma Kombi verde, não um ônibus, com o qual ela promove a campanha percorrendo milhares de quilômetros.

Ao final de cada jornada diária nas diferentes regiões do Chile, realizam atos e comícios com significativa participação de apoiadores.

O Chile tem uma importante tradição de organização político-institucional com base territorial, e esta lógica comunitária favoreceu o impulsionamento da estratégia Un millón de puerta a puertas por Boric, de modo que a meta está perto de ser atingida.

A informação oficial da campanha de Boric diz que já foram reportadas 864.519 portas abertas.

Esta estratégia de rua com grande alcance de massas se combina com o trabalho forte que a campanha Boric realiza nas redes sociais.

Nestas mídias a presença de Boric tem sido mais vantajosa. Recente reportagem do portal La Tercera descreve que a campanha Apruebo Dignidad, de Boric, tem 616 mil seguidores no Instagram e 1 milhão no Twitter, ao passo que Kast é seguido por 392 mil no Instagram e 526 mil no Twitter. No Facebook a vantagem se inverte: Kast tem 234 mil seguidores e Boric 127 mil.

Bolsonaro chileno

A campanha de Gabriel Boric avança de casa em casa e de rede em rede. É uma mescla que combina a campanha corpo a corpo, com entrega de panfletos e conversas com as pessoas; com a campanha virtual que assume cada vez maior proeminência nos processos políticos.

Nesta reta final da eleição, a combinação eficiente destas duas dinâmicas que mesclam o presencial com o virtual na política tende a ser um fator determinante do resultado no próximo domingo, 19 de dezembro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Jose Cassio
JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo