Boulos: As queimadas no Pantanal são criminosas e fazendeiros, Salles e Bolsonaro são culpados

Atualizado em 17 de setembro de 2020 às 13:17

Publicado no Twitter do autor

Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

Por Guilherme Boulos

As queimadas no Pantanal não são apenas uma tragédia. Elas também são criminosas. Segue o fio pra entender porque fazendeiros, Salles e Bolsonaro são culpados.

1/ Dados do Ibama mostram que a área queimada no Pantanal é de mais de 2 milhões de hectares. Isso representa quase 10 vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas.

2/ As queimadas já consumiram 15% do maior bioma úmido do mundo e a tendência é piorar. Setembro é o mês com a média mais alta de focos – as chuvas costumam chegar na segunda metade de outubro.

3/ Segundo a PF, as queimadas começaram em fazendas da região, em espaços inóspitos dentro das fazendas, onde não há nada perto, o que faz entender que não pode ser acidente. Teoricamente, alguém foi lá pra colocar fogo.

4/ Ou seja, a PF vê indícios de queimadas deliberadas para criação de área de pasto onde antes era mata nativa. Já que não pode desmatar, porque é área protegida, o fazendeiro coloca fogo e o pasto aumenta, sem levantar suspeita.

5/ Na verdade, o fazendeiro coloca fogo porque tem certeza da impunidade. E é aí que Bolsonaro e Salles entram. A aplicação de multas por crimes ambientais caiu pela metade no Pantanal em 2020.

6/ E não foi por falta de recursos que não houve fiscalização ou aplicação de multas. Salles gastou apenas 0,4% dos recursos livres do Ministério até o momento.

7/ Por fim, o governo Bolsonaro vem cortando drasticamente a verba para contratação de profissionais para prevenção e controle de incêndios florestais em áreas federais. O orçamento para brigadistas sofreu redução de 58% de 2019 para 2020.

Por tudo isso, considero que esse governo possui um verdadeiro plano de destruição do Pantanal para entregá-lo ao agronegócio. As fotos mostram o trágico resultado.