Boulos e Datena lideram pesquisa para Prefeitura de SP; veja números

Atualizado em 28 de fevereiro de 2023 às 14:04
O deputado Guilherme Boulos (PSOL) e o apresentador José Luiz Datena, da Band
Foto: Reprodução/Montagem

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), e o apresentador José Luiz Datena, da Band, estão liderando as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo (SP), segundo uma pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (28) pelo instituto Paraná Pesquisas.

Na pesquisa estimulada, entre os possíveis candidatos apresentados aos entrevistados, Boulos apareceu com 26,3% das intenções de voto, seguido por Datena, com 24,3%. Ainda na sequência, apareceu o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 8,5% das intenções. As eleições municipais acontecem em outubro do ano que vem.

O atual chefe da capital paulista, o prefeito interino após a morte do titular Bruno Covas (PSDB), o empresário Ricardo Nunes (MDB), é somente o quarto colocado, com 7,9%. Já o deputado federal Ricardo Salles (PL), ex-ministro do Meio Ambiente do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apareceu em 5º posição, com 4,8%.

A pesquisa ainda citou os deputados Tabata Amaral (PSB), com 3,9%, Kim Kataguiri (União), com 3,3%, e o ex-deputado Vinicius Poit (Novo), com 1,6% das intenções de voto. As informações são do Metrópoles.

O instituto declarou ter ouvido 1.012 pessoas, em entrevistas pessoais, entre os dias 23 e 26 de fevereiro. A margem de erro é 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Ainda na pesquisa, 14,6% disseram que devem votar em branco, nulo ou em ninguém e 4,8% dos entrevistas não souberam ou não responderam.

O instituto também divulgou dados de uma pesquisa espontânea, a modalidade em que o entrevistado pode sugerir o nome de seu candidato sem uma relação de nomes pré-estabelecidos a serem selecionados. Mas, neste caso, 81,6% dos entrevistados não souberam indicar um candidato ou não responderam e 11,6% disseram que votarão em ninguém. Isto é, sobrando apenas 6,8% dos eleitores para fazerem sugestões.

Dentre os que foram citados, quem aparece na frente da pesquisa é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), citado por 2,1% dos entrevistados. O ministro já foi prefeito da cidade, mas nas eleições passadas perdeu o governo do Estado para o bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em seguida, voltam a aparecer Boulos, com 1,6%, Ricardo Nunes, com 0,7%, e Datena, com 0,5%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link