
A campanha do presidente Lula (PT) apresentou nesta quinta (22) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma resposta ao desafio do senador Flávio Bolsonaro (PL) sobre a abertura de sigilos bancários, fiscais e telefônicos. O grupo petista aceitou as condições impostas pelo adversário e cobrou a divulgação dos dados.
Representaram Lula no TSE o coordenador de campanha e líder do PT no Senado, Camilo Santana (PT-CE), os ministros Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, e Paulo Pereira, do Empreendedorismo, o presidente do PT, Edinho Silva, e a deputada federal Camila Jara (PT-MS).
“Chegando no TSE com o documento assinado pelo Presidente Lula para liberação total do sigilo hoje! Vamos ver se Flávio Bolsonaro fará o mesmo. Aí o Brasil saberá quem é o ladrão”, disse Boulos nas redes.
A disputa começou no debate da TV Band, no domingo (18), quando Lula desafiou Flávio a abrir os próprios sigilos e os de seus familiares. O petista lançou a proposta após ouvir acusações de corrupção durante o encontro.
Na terça (20), Lula protocolou no TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF) uma autorização para a abertura de seus sigilos e dos familiares, desde que o candidato do PL adotasse a mesma medida.
Chegando no TSE com o documento assinado pelo Presidente Lula para liberação total do sigilo HOJE! Vamos ver se Flávio Bolsonaro fará o mesmo. Aí o Brasil saberá quem é o ladrão! pic.twitter.com/FwUN8pcpcP
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 22, 2026
Condições apresentadas por Flávio Bolsonaro
Flávio informou ao TSE no dia seguinte que aceitaria a proposta, mas apresentou uma lista de exigências. Entre elas, pediu a divulgação dos gastos com cartões corporativos da Presidência.
O senador também cobrou informações sobre a agenda da primeira-dama Janja Lula da Silva. A manifestação incluiu ainda o pedido de abertura do sigilo de Marco Aurélio Santana Ribeiro, identificado como Marcola no documento.
A campanha de Lula afirmou que aceita todas as condições apresentadas pelo senador. O grupo desafiou Flávio a entregar os dados nesta quinta (22), junto com as informações que solicitou do petista.
O pedido prevê que os documentos sejam disponibilizados à população na plataforma DivulgaCandContas ou em outro portal eletrônico de acesso público.