Boulos lidera disputa em SP com pequena vantagem, diz pesquisa; veja números

Atualizado em 4 de março de 2024 às 15:04
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes, principais nomes para as eleições em SP. Foto: reprodução

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) desponta como líder na corrida pela Prefeitura de São Paulo, de acordo com a pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (4). No entanto, apesar da vantagem numérica de Boulos, tanto ele quanto o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Segundo a pesquisa, Boulos aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Nunes registra 29%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os números poderiam dar vantagem de 32% a 31% a favor do candidato bolsonarista.

A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro lugar com 10%, seguida pelo também parlamentar Kim Kataguiri (União Brasil), com 6%. Maria Helena (Novo) e Padre Kelmon (PRD) obtiveram 1% cada. Além disso, 10% dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, e 9% não souberam ou não responderam.

Tabata Amaral e Kim Kataguiri em entrevista ao “Conversa com Bial”. Foto: reprodução

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são fornecidos previamente, Boulos e Nunes obtêm 8% e 5% das menções, respectivamente, mantendo o empate técnico.

Vítima de constantes fake news da extrema-direita, a rejeição tende a ser um desafio para Boulos nas eleições. Segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele. No entanto, ele também possui o eleitorado mais consolidado, com 26% declarando voto certo.

No segundo turno, Nunes e Boulos novamente estão empatados considerando a margem de erro, com 40% e 38% dos votos, respectivamente. A pesquisa também destaca a importância dos vices na corrida eleitoral. A presença de Marta Suplicy (PT) como vice é vista como positiva para Boulos, enquanto a escolha de José Luiz Datena como vice pode beneficiar Tabata Amaral. Porém, a pré-candidata do PSB se reuniu com o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) recentemente, e seu vice pode ser alguém indicado pelos tucanos.

A pesquisa indica que a segurança é a principal preocupação dos eleitores paulistanos, seguida por questões de saúde, trânsito, educação e assistência social.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link