Boulos recua e critica Hamas após coordenador abandonar sua pré-campanha

Atualizado em 11 de outubro de 2023 às 14:02
Guilherme Boulos falando em microfone e gesticulando
Guilherme Boulos (PSOL-SP). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) criticou o Hamas pelo ataque promovido no último sábado (7) contra Israel e disse que o grupo armado não representa o povo palestino. Inicialmente, ele havia lamentado as mortes de ambos os lados da guerra e pediu uma solução pacífica, mas mudou de discurso durante manifestação no plenário da Câmara.

“Diante da situação trágica que estamos acompanhando no Oriente Médio, eu queria aqui me solidarizar com todos os familiares das vítimas dos ataques propagados pelo Hamas. Nada justifica o assassinato de civis inocentes. É importante lembrar que o Hamas não representa o conjunto do povo palestino”, afirmou Boulos.

Ele ainda criticou o governo israelense e afirmou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem agravado a guerra “com a sua atitude de violência contra os palestinos nos últimos anos e o descumprimento dos acordos internacionais”.

A nova manifestação de Boulos, que é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, surge após a saída de Jean Gorinchteyn, que é judeu, de sua campanha. Ele é ex-secretário de Saúde e coordenava o programa do psolista.

Em sua primeira manifestação sobre o tema, Boulos não citou o Hamas, apenas pediu uma “solução pacífica e duradoura” para o conflito, e foi criticado por Gorinchteyn.

“Nessa ação, reafirmo meu compromisso como judeu em apoio ao Estado de Israel e em respeito às vítimas e seus familiares. É imperativo condenar e repudiar ataques terroristas contra civis em qualquer lugar do mundo”, afirmou em nota.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link