
Daniel Parisini, conhecido como “Gordo Dan”, influenciador argentino e apresentador do canal de streaming oficialista “Carajo”, apresentou na cidade de San Miguel a milícia “Las Fuerzas del Cielo” (“As Forças do Céu”), que ele descreveu como o “braço armado de La Libertad Avanza”, partido do presidente Javier Milei.
O evento contou com uma cenografia que combinava slogans fascistas, como “Deus, pátria e família”, e referências ao Império Romano, características da estética de Benito Mussolini.
O discurso de Parisini, aliado de figuras como o assessor presidencial Santiago Caputo e o deputado provincial Agustín Romo — ambos arquitetos da comunicação digital do governo —, gerou controvérsia ao associar o novo grupo à ideia de “braço armado” de um partido.
No evento, realizado em um teatro, Parisini esteve acompanhado por Romo, líder do bloco de La Libertad Avanza na Câmara de Deputados provincial e integrante da chamada “Banda de San Miguel”, que inclui também o secretário de Culto e Civilização, Nahuel Sotelo, e o deputado nacional Santiago Santurio. Todos estão sob a influência política de Caputo.

Durante a apresentação, foram exibidas bandeiras com símbolos do Império Romano, refletindo o sincretismo que os trolls libertários costumam usar para caracterizar a atual administração como uma etapa fundacional da Argentina. Parisini declarou: “A agrupação Fuerzas del Cielo que se está formando hoje aqui é o braço armado de La Libertad Avanza, é a guarda pretoriana do presidente Javier Milei”.
Ainda enfatizou que o grupo “vai defender o projeto de país do nosso líder, Javier Milei, e seus ideais: o liberalismo, o respeito irrestrito do projeto de vida do próximo, baseado no princípio de não agressão e no direito à vida, à liberdade e à propriedade privada”.
Veja o vídeo:
?? MUITO GRAVE ??
Militantes de extrema-direita na Argentina, que já promovem atos de violência e intimidação desde que Javier Milei ganhou a eleição, criaram a milícia “Forças do Céu” e se assumem como “braço armado” da Liberdade Avança, partido do presidente. Daí pro… pic.twitter.com/mQVNqrTB2V
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) November 17, 2024