Braga Netto e os que perderam a fé. Por Moisés Mendes

Atualizado em 26 de setembro de 2023 às 6:49
O general Braga Netto, ex-candidato à vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro. Reprodução

Há um momento em que se dá a ruptura da caminhada em direção ao golpe e se esfarela algo que, mesmo na hora derradeira, o general Braga Netto vislumbrava como alguma coisa sólida, mas ainda em construção.

No dia 18 de novembro do ano passado, cercado por militantes derrotados e chorosos no Alvorada, Braga Netto diz, como um pregador religioso do novíssimo testamento da extrema direita:

“Vocês, não percam a fé. É só o que eu posso falar agora”.

É preciso “dar um tempo”, ele completa, pedindo calma com as mãos. Que tivessem paciência, mas sempre preservando a ambição do que estava por vir. O que mais Braga Netto não podia falar? Que segredo poderia ter o general derrotado cercado por golpistas?

Logo depois, no dia 24, Bolsonaro chamaria os comandantes militares ao Alvorada. A fé começa a ser desfeita, como já se sabe. Só Almir Garnier Santos, da Marinha, topa ir em frente com o golpe, e Bolsonaro, pela versão que mais circula, ouve o comandante do Exército, Freire Gomes, dizer que, se insistir com o plano, ele irá mandar prendê-lo.

O Brasil merece saber como, depois do alerta do general, as coisas se acomodam entre os comandantes, mas não a ponto de conter os que apostaram no 8 de janeiro.

É a parte ainda encoberta do enredo. Sabemos, começando lá pelo início, que em março de 2021 o general

O general Fernando Azevedo e Silva.
O general Fernando Azevedo e Silva.
Foto: Reprodução

renuncia ao Ministério da Defesa, levando junto os três chefes militares.

Sabemos que Bolsonaro chama Braga Netto para o lugar de Azevedo e Silva, escala os novos comandos e a situação fica controlada.

Vemos que, no final de 2021, Azevedo e Silva se prepara para assumir a direção geral do TSE, numa jogada que parecia interessante de Edson Fachin e Alexandre de Moraes. E ficamos sabendo, em fevereiro de 2022, que general saltaria fora da missão de ajudar na defesa da democracia.

O resumo, desde março de 2021, é pavoroso. O chefe da Defesa e comandos militares desistem de seguir com Bolsonaro e logo adiante o mesmo chefe que renunciara se dá conta de que, sem quartel e sem tropas, não poderia enfrentar a fúria de colegas fardados. Foi-se embora o guardião do TSE e da eleição.

Temos então a caminhada em direção à preparação do golpe, com o novo chefe da Defesa, com novos comandantes e sem uma trincheira com moral fardada na porta do tribunal encarregado de fazer com que a eleição acontecesse de qualquer jeito.

O caminho fica aberto e o núcleo bolsonarista se convence de que tudo daria certo, se todos tivessem fé. Deveriam ter fé de que venceriam a eleição e, depois, se a eleição falhasse, no caos que levaria ao golpe.

Braga Netto é quem surge até agora como o provável encarregado por Bolsonaro de levar, pelo histórico, pela força e pela reputação, a pregação da fé aos anônimos em desespero e de juntar os comandos na reunião de 24 de novembro.

O que se tem a partir daí pode resultar no que a ciência política e a ficção, na literatura e no cinema, já consagraram. A verdade tem detalhes que se afirmam ou se depreciam conforme as versões de quem conta a história, na maioria das vezes com sombras que mais confundem do que esclarecem.

Mas os detalhes, nas versões de cada envolvido, não podem desfigurar o essencial. E a essência está nas atitudes dos que aderiram ao golpe, dos que o rejeitaram e dos que se calaram diante da ameaça.

Os que tiveram fé e a perderam, os que nunca a tiveram e os que fingiram não ter nada a ver com a fé dos outros, todos eles são personagens do golpe. Pela participação ativa, pela rejeição categórica e pelo falso distanciamento que empurrou manés e terroristas para o 8 de janeiro.

Braga Netto sabe, muito mais do que Mauro Cid, quem ajudou a construir a fé, quem absorveu a fé espargida desde o Alvorada e quem, num último momento, deixou que a covardia (e não o legalismo) comesse todas as fés que estivessem por perto.

Por isso o general deve ser ouvido pela CPI do Golpe no dia 5 de outubro. No fascismo religioso, muito mais do que por falta de comandantes, soldados e armas, o golpe pode ter fracassado por falta de fé dos que deveriam ser os mais fervorosos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link