Brasil bate recorde e tem aumento de 3,8% em vendas no comércio

Atualizado em 12 de abril de 2023 às 14:41
São Paulo – Movimento no comércio da rua 25 de Março no mês do Natal.
Rovena Rosa/Agência Brasil

As vendas no comércio pelo país cresceram 3,8% em janeiro deste ano e registraram o melhor mês em 23 anos. Segundo o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), este é o melhor resultado desde o início da série histórica, que começou a ser divulgada em 2000.

O aumento também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021, quando a alta foi de 3,9%. O volume de vendas no varejo não registrava alta desde setembro, quando a taxa foi de 1,1%. No acumulado dos últimos doze meses, a alta foi de 1,3%.

Essa é a primeira divulgação da pesquisa após atualização de metodologia, que alterou a seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades. Também houve alterações para retratar mudanças econômicas da sociedade.

A alta de janeiro foi puxada por diversos setores, como o de tecidos, vestuário e calçados, que teve crescimento de 27,9% após quatro meses de queda. Outro grupo que influenciou na taxa foi o de mercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que aumentaram 2,3% após dois meses com baixas.

O único setor que teve queda no período foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com redução de 1,2%. O grupo já havia registrado uma queda em dezembro de 0,5%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link