Brasil completa operação de repatriação nesta 2ª após terror em Gaza

Atualizado em 13 de novembro de 2023 às 7:26
Grupo de brasileiros que deixou Gaza chega ao aeroporto do Cairo na manhã desta segunda (13) (Foto: Arquivo pessoal)

No último domingo (12), encerrou-se o drama de 32 pessoas, entre brasileiros, palestinos residentes no Brasil e familiares, que aguardavam para deixar a Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, no dia 7 de outubro.

O grupo, composto por 22 brasileiros e sete palestinos com residência no Brasil, além de três familiares, chegou ao Egito no domingo (12) com o apoio do governo federal brasileiro.

Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo suporte, destacando sua atuação nas redes sociais para denunciar a guerra e relatar a situação dos que desejavam retornar ao Brasil.

“Chegamos ao Egito com apoio do governo federal. Muito obrigado, presidente Lula”, disse Hasan.

Viagem até o Cairo

O grupo de brasileiros resgatados de Gaza já chegou ao Aeroporto Internacional do Cairo, após 7 horas de viagem e, agora, aguarda o embarque para o voo ao Brasil, que deve acontecer por volta das 7h. Previsão é que brasileiros e familiares que estavam em Gaza cheguem às 23h30 desta segunda no aeroporto de Brasília.

Próximas etapas até Brasília

A aeronave VC-2 (Embraer 190) que transporta o grupo fará paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife. A previsão de chegada a Brasília é às 23h30, totalizando 1.477 passageiros transportados nos últimas 37 dias.

Assim que chegarem, o governo brasileiro oferecerá apoio para regularização no Brasil, acesso a programas sociais, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e suporte psicológico, médico e de imunização.

Após dois dias em Brasília, parte do grupo será direcionada para abrigos no interior de São Paulo.

O VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República, fará o décimo voo de retorno ao Brasil. (Foto: GOV BR e FAB)

Agradecimento do Presidente Lula e anúncio da partida para Brasília

O presidente Lula agradeceu à operação “Voltando em Paz” pelo Twitter, parabenizando o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira pela dedicação exemplar. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, mencionou o “espírito de alegria” no grupo após a travessia.

Situação resolvida momentaneamente, mas conflito permanece

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a situação das 32 pessoas está “momentaneamente resolvida”, mas ressaltou a gravidade da guerra – que já resultou na morte de mais de 11 mil pessoas. O governo brasileiro continuará buscando um acordo de suspensão do conflito no Conselho de Segurança da ONU.

Vieira também desmentiu informações desencontradas, destacando que todo o esforço para a libertação dos brasileiros foi feito pelo governo Lula. Ele rejeitou especulações sobre o papel de outros políticos na operação, afirmando que tais alegações são desinformação.

“Todo o esforço para a libertação dos brasileiros, desde o início, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele, acompanhamento diário”, disse Vieira.

“E foi isso que resultou na conclusão exitosa desse acordo entre todos os países envolvidos. Isso é o que eu posso dizer, isso é o que existe. Além disso, acho que é desinformação”, acrescentou.

Questionado sobre o encontro entre o embaixador de Israel no Brasil e o ex-presidente Jair Bolsonaro, Vieira desconversou, afirmando não ter conhecimento do mesmo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link