Brasil condena ofensiva dos EUA ao Irã e alerta para ameaça nuclear

Atualizado em 22 de junho de 2025 às 19:09
O presidente Lula durante entrevista. Foto: Divulgação

O presidente Lula publicou em suas redes sociais, neste domingo (22), a nota oficial do Ministério das Relações Exteriores que condena os recentes ataques a instalações nucleares no Irã. As ações, lideradas pelos Estados Unidos sob o comando de Donald Trump, geraram forte reação do governo brasileiro, que demonstrou preocupação com os riscos geopolíticos e ambientais no Oriente Médio.

“O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”, escreveu o presidente em seu X.

Segundo o comunicado, ações desse tipo representam “uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”.

O governo brasileiro reforça sua posição histórica de defesa do uso exclusivamente pacífico da energia nuclear, além de destacar que “qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica”.

A publicação encerra reiterando o apelo por contenção e por uma solução diplomática imediata. “As consequências negativas da atual escalada militar podem gerar danos irreversíveis para a paz e a estabilidade na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear.”

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.