Brasil de Bolsonaro: Inflação dos alimentos é a maior em 28 anos

Atualizado em 19 de outubro de 2022 às 6:43
Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O grupo alimentação e bebidas acumula inflação de 9,54% no ano, apontam os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de preços do país. É a maior alta para os nove primeiros meses do ano (de janeiro a setembro) desde a implementação do Plano Real, há 28 anos.

O melão foi o alimento que mais subiu: 74,37%. A cebola (63,68%) e o leite longa vida (50,73) aparecem em seguida.

Tomando como referência apenas o mês de setembro, houve, no entanto, um recuo de 0,51% no IPCA desse grupo econômico. A queda foi puxada pelo leite longa vida, cujo preço havia disparado em meses anteriores. Houve desaceleração da inflação acumulada no ano, indo de 13,43% para 11,71%.

Economistas avaliam que os alimentos tenderão a ficar mais caros até dezembro, mas a alta não deve superar o que se viu no começo do ano. A possibilidade de deflação para esse grupo é pequena.

A economia tem sido um empecilho importante para a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). A alta dos alimentos atinge especialmente famílias de baixa renda, que comprometem boa parte de seu orçamento com alimentação e bebidas. Com o Auxílio Brasil de R$ 600 fornecido pelo governo é possível comprar uma cesta básica em apenas cinco das 17 capitais do país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link