Brasil é convidado para entrar na Opep+, grupo dos grandes exportadores de petróleo

Atualizado em 30 de novembro de 2023 às 15:49
O presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo federal recebeu um convite da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados) para se tornar um dos membros do grupo. O Executivo ainda não tomou uma decisão sobre a entrada no grupo e a Secom (Secretaria de Comunicação Social) afirmou que a proposta ainda está sendo analisada.

O Ministério de Minas e Energia, comandado por Alexandre Silveira, é o responsável pela análise do convite e não se manifestou sobre o assunto. Os ministérios da Fazenda e Relações Exteriores também não fizeram nenhuma declaração pública.

A Opep foi criada em 1960 e reúne atualmente os 13 principais países no fornecimento de óleo no mundo todo, como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. Há alguns produtores fora do grupo, como Estados Unidos, Canadá, Brasil, China e Catar.

A adição do símbolo de “+” no nome se refere aos “países aliados”, que não integram a organização mas atuam de forma conjunta em políticas internacionais ligadas ao comércio de petróleo e nas negociações entre membros e não membros.

O convite da Opep feito ao Brasil é para que o país faça parte do grupo de aliados. Atualmente, os integrantes do “+” são Azerbaijão, Bahrein, Malásia, México e Rússia.

Prédio da Opep (ou OPEC, na sigla em inglês). Foto: Reprodução

O secretário-geral da Opep, Haitham Al Ghais, esteve no Brasil em outubro deste ano e participou de reuniões com o presidente Lula e Alexandre Silveira. Na ocasião, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates também participou dos encontros.

Segundo o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Arábia Saudita já havia feito um aceno informal, em 2019, para que o país integrasse o grupo. No ano seguinte, em 2020, houve uma tentativa de aproximação entre a Opep e o país quando o então secretário-geral Mohammad Sanusi Barkindo convidou o Brasil para participar de acordo de cooperação.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.