Brasil é deixado de fora da cúpula do G7 pela 3ª vez seguida

Atualizado em 2 de maio de 2022 às 11:56
Jair Bolsonaro

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil não foi convidado para a próxima cúpula do G7, que será realizada em junho. A Alemanha, que este ano preside o grupo dos países mais industrializados do mundo, chamará os líderes da África do Sul, da Índia, da Indonésia e do Senegal para o encontro.

Formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, o G7 costuma convidar para suas cúpulas alguns países que apresentem relevância no momento. Desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu o Palácio do Planalto, o Brasil não foi chamado uma vez sequer.

Os convidados da última edição, realizada no ano passado no Reino Unido, foram Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul.

Em 2019, o Brasil ficou de fora por conta da polêmica entre Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron, que criticou o governo brasileiro por conta do desmatamento da Amazônia. Em meio ao embate, o brasileiro fez ofensas à mulher do francês.

Já em 2020, ele chegou a afirmar que seria convidado para o encontro do G7 daquele ano. No entanto, devido à pandemia, o evento foi adiado e o Brasil acabou ficando de fora da lista mais uma vez.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link