Brasil é exemplo a ser seguido na luta contra a extrema direita, dizem diplomatas

Atualizado em 9 de fevereiro de 2024 às 21:06
O PGR Paulo Gonet, os presidente do Senado, do STF e da República: Rodrigo Pacheco, o ministro Luis Roberto Barroso, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

O Brasil é visto como “exemplo” na luta contra a extrema direita e “passou no teste” das urnas, segundo diplomatas europeus consultados pelo jornalista Jamil Chade, em sua coluna no UOL.

Quando os ataques golpistas de 8 de janeiro ocorreram, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rapidamente se empenhou em assegurar a parceiros internacionais que a democracia no país não estava ameaçada e que as instituições responderiam à crise.

O Palácio do Planalto decidiu não solicitar ajuda estrangeira, visando demonstrar que o país possuía instrumentos e estabilidade suficientes para lidar com a situação.

Embora oficialmente alguns parceiros tenham concordado com a posição do Brasil, nos bastidores, muitos demonstraram preocupação com o destino do Estado de Direito e a ameaça da extrema direita.

Um ano depois, o país enfrentou uma eleição sob intensa pressão, mobilização social em defesa da democracia e a atuação da Justiça na investigação e prisão de suspeitos de tentativa de golpe e disseminação de desinformação.

Esses eventos começaram a moldar a imagem do Brasil como um exemplo a ser seguido na luta contra a extrema direita. “O Brasil passou a ser acompanhado por muitos no exterior, justamente como um campo de testes sobre como lidar com a extrema direita e elementos claramente autoritários”, disse um diplomata europeu, na condição de anonimato.

“O que vemos é um compromisso com a democracia e que pode servir de exemplo”, constatou outro representante de um governo europeu. Para ele, o Brasil pode ser um “símbolo” de que existe espaço para uma “resistência democrática”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link