analise

Brasil é governado pelo capital financeiro em aliança com mídia e juízes partidarizados. Por Aloizio Mercadante e Marcelo Zero

Homenagem da Tuiuti aos otários cheios de ódio

No Brasil, para complicar, o golpe retirou da soberania popular quaisquer políticas, não apenas a econômica. Sem um único voto, o consórcio golpista está implantando, a toque de caixa, não somente medidas conjunturais ortodoxas de ajuste, mas também medidas desestruturantes, com efeitos de longo prazo, ou até definitivos, em muitas áreas: educação, saúde, previdência, assistência social, trabalhista, proteção às minorias, meio ambiente, ciência e tecnologia, energia, política externar, etc.

Além disso, os governos Lula e Dilma governaram em uma coalização de partidos, com uma minoritária base parlamentar programática. Essa correlação de forças desfavorável no parlamento impediu, como já foi dito, a realização de uma reforma política profunda que alterasse o processo eleitoral e que estabelecesse um novo padrão de financiamento das campanhas eleitorais.

Como resultado, o processo de investigação de corrupção, que tem como um dos principais fatores o financiamento de campanha e o caixa 2, retirou a credibilidade de parte importante da classe política brasileira e dos principais partidos políticos e transferiu a tomada de decisões do sistema de representação para um consórcio formado pelo grande capital financeiro, importantes veículos oligopolizados da mídia, procuradores, policiais e juízes partidarizados.

No mundo inteiro, a superação da crise política e, por consequência da crise econômica, passa pela capacidade dos sistemas de representação recapturarem a prerrogativa de tomar decisões relevantes, efetivas e inovadoras no campo econômico e em todas as áreas. Num sentido geopolítico, essa superação implica em devolver aos Estados nacionais a capacidade decisória que fora transferida para o capital financeiro internacional e consagrada em tratados mundiais e regionais. É o que o chamado “populismo de direita” vem tentando fazer, porém de forma inteiramente estéril e equivocada. E, num sentido democrático maior, essa superação passa, necessariamente, por devolver ao voto popular a capacidade efetiva de decidir os destinos do país.

Em outras palavras a política tem que recuperar a capacidade de criar uma “identidade” popular que consiga se antepor, numa disputa democrática real, ao estabilishment do capitalismo financeiro global e desregulamentado. Ou, se quiserem, a política real tem de substituir o vazio das escolhas da “pós-política” e a democracia tem de substituir a “pós-democracia” destituída de efetiva soberania popular.

Pois bem. No Brasil, esse processo de recuperação da política e da soberania popular, única forma de superar a crise, tem caráter emergencial e exige duas precondições: derrotar politicamente o golpe, evitando o avanço do desmonte das políticas sociais e do estado e a desestruturação do mercado de trabalho,  evitar que a nova fase do golpe impeça a candidatura vitoriosa de Lula, que lidera isoladamente todas as pesquisas, em todos os cenários eleitorais.

O livro que será lançado em língua espanhola

.x.x.x.x

Texto  do livro “Governos do PT – Um legado para o futuro”, que será lançado em língua espanhola neste 1o. de Maio, em Buenos Aires, com a presença de lideranças da América Latina, como Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, Ernesto Samper, Rafael Correa e Jose Mujica. Na ocasião, será realizado um ato pela liberdade de Lula.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

28 minutos ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

42 minutos ago

Café da Manhã do DCM TV: Protestos contra Israel, nos EUA, surpreendem sionistas

https://www.youtube.com/watch?v=_bAjTS2OZRA Leandro Fortes comenta a analisa o noticiário, conversa com a analista internacional Rose Martins,…

49 minutos ago

“Aumento alarmante” de grupos neonazistas no Brasil será investigado pelo governo

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da…

1 hora ago

Filiação de jovens partidos políticos segue caindo; PT, PL e PSOL são exceções

A participação de jovens de 16 a 24 anos em partidos políticos brasileiros vem diminuindo…

2 horas ago

Entenda como o Centrão pode salvar mandato de Moro

A cassação do senador Sergio Moro (União-PR), considerada praticamente certa por quase todos os parlamentares,…

2 horas ago