
Dados da ONU Turismo, divulgados nesta segunda-feira (14), mostram um crescimento impressionante na entrada de turistas internacionais no Brasil, com um aumento de 48% no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho coloca o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de melhor performance no setor, atrás apenas do Paraguai.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou os resultados, afirmando que “a posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo no nosso país. O crescimento apresentado é expressivo e mostra que o trabalho qualificado que estamos realizando em todas as regiões do país está trazendo o resultado esperado”.
O aumento no número de turistas estrangeiros reflete uma recuperação contínua e a eficácia das estratégias de promoção do setor.

Além do crescimento no primeiro trimestre, mais de 5,3 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil entre janeiro e junho de 2025, já alcançando 77,3% da meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que prevê a chegada de 6,9 milhões de turistas ao longo deste ano.
Com o ritmo atual, é possível que o Brasil ultrapasse esse objetivo ainda em 2025, superando a meta de 8,1 milhões de visitantes internacionais para 2027.
Esse avanço no turismo brasileiro começou em 2024, quando o país bateu um recorde histórico, com a chegada de 6.773.619 turistas, superando o número de 2018 por mais de 146 mil visitantes.