Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, a Força Aérea Brasileira (FAB), já resgatou 1.445 cidadãos e 53 animais de estimação na região. O nono voo da “Operação Voltando em Paz” trouxe 32 cidadãos da Cisjordânia, em território palestino, de volta ao Brasil.
O brasileiro Amer Adiz, de 40 anos, foi um dos repatriados nesse voo, junto com seus quatro filhos. A família espera retornar à região quando a situação estiver mais estável após um cessar-fogo.
“Meus filhos estavam morando lá, fui lá e fiquei dois meses, mas tive que voltar por causa da guerra. Agora a gente está mais aliviado. Está bem complicada a situação lá. Mas vamos ver, se Deus quiser vai melhorar a situação lá, para gente poder voltar”, disse Amer após desembarcar no Brasil.
Adiz faz parte de um grupo de brasileiros que partiram de Amã, capital da Jordânia, no dia 1º de novembro. O grupo é composto por 12 homens, 9 mulheres (seis delas idosas) e 11 crianças, além de dois cadeirantes.
Mais uma etapa da operação Voltando em Paz foi concluída. Os passageiros que estavam na Cisjordânia, na Palestina, foram repatriados e já estão em solo brasileiro. Os esforços do governo federal continuam para trazer os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bem como para que o… pic.twitter.com/B9ekb6vCLH
— Lula (@LulaOficial) November 2, 2023
Esforços nos resgates continuam
Uma aeronave encontra-se no Cairo, Egito, aguardando autorização para a retirada de outros 34 brasileiros que ainda estão impedidos de sair da Faixa de Gaza.
O Ministério das Relações Exteriores está negociando diplomaticamente para incluir esse grupo na lista de estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino, mas ainda não recebeu a aprovação dos governos egípcio e israelense.
Brasileiros resgatados se dizem “aliviados”
Brasileiros repatriados, como Nazmieh Mohamed, de 72 anos, expressaram alívio após retornar para casa, após semanas de conflitos.
“Agora, estou livre. Graças a Deus. Eu estava com muito medo em Israel. Tinha muitos adultos e muitas crianças morrendo lá”, afirmou.
Karime Shalabi, que abandonou sua casa e trabalho para fugir da guerra, também compartilhou suas experiências.
“A gente estava correndo muito perigo, por causa dos ataques na nossa cidade. Deixamos tudo lá, família, casa, trabalho. Tem muitas mortes, é um massacre”, relatou.
Os brasileiros repatriados elogiaram a ação do Brasil em ajudar seus cidadãos a retornar com segurança. A Operação Voltando em Paz foi lançada em resposta ao conflito entre Israel e o Hamas, com o objetivo de repatriar brasileiros que estavam na região de conflito.
Até o momento, várias aeronaves já retornaram ao Brasil com cidadãos:
- KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros
- KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 animais de estimação
- KC-390 Millennium (Embraer): 69 passageiros
- KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 animais de estimação
- KC-30 (Airbus A330 200): 215 passageiros + 16 animais de estimação
- KC-30 (Airbus A330 200): 219 passageiros + 11 animais de estimação
- KC-390 Millennium (Embraer): 69 passageiros + 9 animais de estimação
- KC-30 (Airbus A330 200): 209 passageiros + 9 animais de estimação
- VC-2 (Embraer 190): 32 passageiros
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link