Brasil “não precisa brigar e romper com ninguém” para crescer, diz Lula ao sair da China

Atualizado em 14 de abril de 2023 às 22:53
Presidente da China, Xi Jinping, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que o Brasil “não precisa brigar e romper com ninguém” para crescer. O petista ainda disse que está satisfeito com a sua ida à China.

“Saio satisfeito porque senti uma extrema vontade do Xi Jinping [presidente da China] e dos ministros por essa interação com o Brasil. Nossa relação estratégica vai se aperfeiçoando cada vez mais e não precisamos brigar e romper com ninguém para que a gente melhore”, disse o chefe do Executivo.

A declaração foi dada antes de Lula embarcar para os Emirados Árabes.

Na saída do hotel, em Pequim, o presidente foi questionado se não teme reação negativa dos Estados Unidos.  “Não acredito e não há nenhuma razão para isso. Quando eu vou conversar com os Estados Unidos, não fico preocupado com o que a China vai pensar. Estou conversando sobre os interesses soberanos do meu país. Quando venho conversar com a China, também não fico preocupado com o que os Estados Unidos estão pensando. É assim que fazem os Estados Unidos, a China e todos os países”, afirmou.

Lula ainda defendeu que o Brasil faça negócios e acordos com todos os países, de acordo com os interesses e a soberania nacional.

Segundo o petista, os EUA devem parar “de incentivar a guerra” para que possa haver uma solução à crise na Ucrânia.

“É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz, para a gente poder convencer Putin e Zelensky que a paz interessa a todo mundo e que a guerra por enquanto só está interessando aos dois”, afirmou.

Ouça:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link