Brasil tem apagão, toma três gols em 20 minutos e é derrotado pelo Japão pela 1ª vez na história

Atualizado em 14 de outubro de 2025 às 10:46
Jogadores do Japão comemoram gol de Ueda, que virou o jogo contra o Brasil. Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters

A Seleção Brasileira perdeu para o Japão por 3 a 2 de virada nesta terça-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. O resultado marcou a primeira derrota do Brasil para os japoneses na história dos confrontos entre as duas seleções.

O Brasil abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, mas a equipe comandada por Carlo Ancelotti sofreu um apagão na etapa final. Em menos de 20 minutos, o Japão virou o jogo com gols de Minamino, um gol contra de Fabrício Bruno e Ueda, aproveitando falhas da defesa brasileira e do goleiro Hugo Souza.

Com o resultado, o Japão conquistou sua primeira vitória sobre o Brasil em 14 jogos. Até então, o retrospecto apontava 11 vitórias brasileiras e dois empates. Agora, o placar histórico entre as seleções soma 37 gols a favor do Brasil e oito do Japão.

Fim de uma invencibilidade de 26 anos

A derrota também encerrou uma sequência invicta de 26 anos contra seleções asiáticas. A última vez que o Brasil havia sido superado por um time do continente foi em 1999, quando perdeu por 1 a 0 para a Coreia do Sul, em amistoso disputado em Seul.

No retrospecto geral diante de seleções asiáticas, o Brasil acumula 38 vitórias, três empates e duas derrotas, com 144 gols marcados e 20 sofridos.

Aproveitamento de Ancelotti cai para 55%

Com o revés, a Seleção Brasileira segue sem alcançar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024, quando ainda era comandada por Dorival Júnior.

Desde que assumiu o comando em junho deste ano, Carlo Ancelotti soma três vitórias, um empate e duas derrotas, o que representa um aproveitamento de 55,5%.

Próximos compromissos

Agora, o Brasil volta a campo em novembro, para dois amistosos contra seleções africanas, que serão disputados na Europa. Os adversários ainda serão confirmados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Esses serão os últimos jogos da Seleção em 2025.

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.